Formação e avaliação digital são discutidas em evento do Caed
I Encontro Internacional sobre o tema reúne pesquisadores nacionais, da França, Luxemburgo, Itália e Portugal
Pesquisadores nacionais e de outros quatro países estarão reunidos em Juiz de Fora a partir da próxima segunda-feira (1º) durante o I Encontro Internacional sobre Avaliação Formativa e Digital. O evento é promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da UFJF (Caed). Profissionais da educação especialistas em avaliação e gestão também vão enriquecer a discussão em torno “do papel para o digital, do presente para o futuro”, ao lado de palestrantes vindos da França, Luxemburgo, Itália e Portugal.
“É uma oportunidade para conhecer mais sobre novos processos e formas de aferir a aprendizagem, acompanhar as políticas de educação e saber sobre estratégias e instrumentos de avaliação mais criativos e em diferentes suportes”, afirma a assessoria.
O evento já conta com mais de 200 inscritos, incluindo secretários de Educação e equipes de avaliação de todos os estados brasileiros. A conferência de abertura acontece às 19h de segunda, no auditório do ICH, no Campus da UFJF, com o palestrante Thierry Rocher. Ele dirige a área de avaliação de estudantes do Ministério de Educação Nacional da França e também é professor do mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Caed-UFJF).
Até quarta-feira, os expositores nacionais e internacionais vão abordar a temática da avaliação formativa e digital em três grandes áreas: fluência (língua portuguesa), educação matemática e educação científica. A programação também conta com participação do presidente e de representantes regionais da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
“Os especialistas palestrantes do encontro integram o consórcio Flip, uma comunidade internacional envolvida com o desenvolvimento de aplicativos para avaliação formativa e digital que passa a contar em 2019 também com o Caed. Os profissionais de Juiz de Fora vão abordar, entre outros aspectos, a questão da fluência e desenvolvimento de instrumentos e itens de avaliação digital.”