Conselho Tutelar conscientiza sobre gravidez na adolescência

Ação acontece durante Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no Calçadão


Por Tribuna

29/01/2024 às 17h16

Juntos, os Conselheiros Tutelares dos cinco territórios de Juiz de Fora promovem, nesta quinta-feira (1°), uma ação, com o objetivo de sensibilizar a população na Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. O evento acontece a partir das 9h, no Calçadão da Halfeld.

Dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Sistema Único de Saúde (SUS), mostram queda nos números de casos de gravidez entre a população adolescente, porém, as informações ainda são alarmantes, conforme destacam os conselheiros. No Brasil, segundo o órgão, mais de mil adolescentes se tornam mães por dia e, por hora, 44 nascem de meninas nesta faixa etária.

Segundo os representantes do Conselho Tutelar de Juiz de Fora, a gravidez na adolescência requer esforços por parte não só da sociedade, mas também das instituições de saúde e da educação. “Somente através de uma abordagem integrada, que envolva educação, apoio emocional e orientação adequada, será possível proporcionar um futuro pleno de oportunidades para os adolescentes, promovendo sua autonomia e bem-estar”, destaca o Conselho.

No dia 10 de janeiro, 25 conselheiros foram empossados para atuar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no mandato 2024/2027. Juiz de Fora, nesta gestão, ganhou mais dois espaços de atendimento, totalizando cinco conselhos tutelares, divididos por região.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.