UPA Norte será aberta na terça-feira
Começa a funcionar na próxima terça-feira (02), a partir das 7h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, instalada na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek 6.145, Bairro Benfica. A unidade, com capacidade para até 500 atendimentos por dia, ficará aberta 24 horas, sendo referência para 200 mil pessoas. Ela irá abranger a assistência de urgência e emergência que era realizada na Policlínica de Benfica. Na policlínica, havia atendimentos de urgência e emergência, mas ela não foi construída para isso. A UPA foi criada para esse fim, com espaço físico maior, afirmou a secretária de Saúde, Maria Helena Leal. O novo local tem 24 leitos, sendo cinco de urgência, cinco semi-intensivos, nove de observação para adulto e cinco leitos de observação pediátrica. A UPA Norte inclui, ainda, uma sala de classificação de risco, onde ocorrerão as triagens dos pacientes por meio do Protocolo de Manchester, seis consultórios médicos, uma sala de sutura e curativo e uma sala de gesso.
Além da urgência e emergência, a UPA vai realizar procedimentos de baixa e média complexidade. As especialidades oferecidas são em clínica médica, primeiro atendimento em traumato-ortopedia e pequenas cirurgias, como suturas, drenagem de abscessos, entre outros. Na Policlínica, serão mantidas a assistência em atenção primária, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e algumas especialidades já ofertadas no local. Queremos levar mais especialidades para a policlínica e também equipamentos de raio-X, fazendo com que o local seja um centro de referência para a população da Zona Norte. Mas esse é um projeto só para o ano que vem, declarou a secretária de saúde.
Assim como as demais UPAs, a Norte tem o modelo de gestão baseado na organização social em saúde, em que a Prefeitura regula e acompanha as atividades, mas a gerência é realizada por outra instituição, sem fins lucrativos. No caso da unidade de Benfica, a gerência é da Sociedade São Vicente de Paulo das Mercês, ligada à Casa de Saúde HTO. O objetivo das UPAs é desafogar as policlínicas e o Hospital de Pronto Socorro (HPS). O valor total investido na obra e na compra de equipamentos para a UPA Norte é da ordem de R$ 7,691 milhões, sendo R$ 2,6 milhões disponibilizados pelo Ministério da Saúde e o restante oriundo do próprio Tesouro e do Estado.
Moradores defendem que o atendimento de urgência e emergência continue sendo feito também na Policlínica de Benfica. O que nós passávamos na policlínica, agora viveremos na UPA. Não vai resolver para a gente se ficar uma só fazendo esta assistência, opina o presidente da Sociedade Pró-melhoramentos da Cidade do Sol, Francisco de Assis Biato.