Eleição para novo reitor da UFJF está prevista para acontecer em outubro

Consultas públicas vão ser realizadas de forma presencial com urnas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares; saiba quem são os possíveis candidatos até o momento


Por Nayara Zanetti

28/08/2023 às 12h00

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve escolher o novo reitor da instituição em outubro, conforme aponta o calendário eleitoral divulgado na semana passada. O documento prevê que a votação do primeiro turno para reitoria da UFJF no quadriênio 2024-2028 ocorra nos dias 18 e 19, de forma presencial, nos campi de Juiz de Fora e no de Governador Valadares.  

A Comissão Organizadora da Consulta Pública foi instaurada no dia 17 de agosto para estabelecer as normas e coordenar o processo de consulta. O período de inscrição das chapas acontece nos dias 11 e 12 de setembro e o início da campanha deverá ser em 13 de setembro. 

A definição do cronograma contou com a participação de três entidades representativas: Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Possíveis candidatos

Conforme apurado nos bastidores pela reportagem, há duas possíveis chapas confirmadas até o momento. Entre os nomes à frente na disputa pelo cargo de reitor estão a vice-reitora Girlene Alves da Silva, representante da atual administração do reitor Marcus David, e, em oposição, o diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Facio Viccini. 

A Tribuna entrou em contato com a Universidade para confirmar se esses dois nomes já estão com as candidaturas oficializadas e se há outros nomes definidos, mas ainda não obteve retorno. 

Confira o calendário completo:

  • 11 e 12 de setembro – inscrição das chapas
  • 13 de setembro – início da campanha
  • 27 de setembro – primeiro debate – em Governador Valadares
  • 5 de outubro – segundo debate – em Juiz de Fora
  • 18 e 19 de outubro – consulta pública (Primeiro turno)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.