Contra Covid-19, Minas avalia uso de hospitais regionais antes da conclusão
Governo do estado estuda a possibilidade de unidades, mesmo inacabadas, serem adaptadas ao atendimento de pacientes com a doença
O Governo de Minas Gerais estuda a possibilidade de adaptar hospitais regionais que estão parcialmente construídos para auxiliarem no atendimento aos pacientes diagnosticados com Covid-19. Entre as unidades está o Hospital Regional de Juiz de Fora. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) à Tribuna em resposta ao contato feito pela reportagem.
A assessoria da SES-MG destacou que os hospitais regionais que aguardam a conclusão das obras ainda passarão por processo de diagnóstico e análise de viabilidade técnica e financeira para serem concretizados. No entanto, adiantou que o Estado avalia o uso das unidades no atendimento aos pacientes com Covid-19 antes do término das etapas mencionadas. “Estão sendo realizados, neste momento, estudos para avaliar a possibilidade de se adaptar e utilizar a estrutura de alguns destes hospitais, mesmo que inacabada, para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Os estudos ainda estão em desenvolvimento.”
Além do Hospital Regional de Juiz de Fora, empreendimentos localizados em Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Governador Valadares, Sete Lagoas e Teófilo Otoni aguardam a conclusão das obras. “Todos os projetos passarão por um processo de detalhamento (definição de escopo, valor estimado, cronograma e resultados esperados) e, em seguida, por análise de viabilidade técnica e financeira, que envolve a avaliação de aspectos como regularizações contratuais, fundiárias, de projetos de engenharia, quando cabível”, declarou em nota.

Recursos
O texto confirma que no acordo feito com a Vale S.A. estão previstos recursos “para a conclusão das obras e a equipagem dos hospitais regionais, entre eles o de Juiz de Fora”. O termo assinado com a mineradora garante R$ 36,5 bilhões em investimentos como ação compensatória ao rompimento da barragem em Brumadinho. “A aplicação dos recursos depende, ainda, de aprovação do projeto de lei 2.508/2021, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).”
Andamento
A Tribuna publicou matéria este mês mostrando o andamento das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora. Na última quarta-feira (17), o Estado emitiu ordem para o início de serviço da Lumens Engenharia, vencedora do processo de licitação para a realização de diagnóstico da edificação, que teve as obras paralisadas em 2017. Até a data, foram executados 71% dos serviços.