VÍDEO: Incêndio atinge vegetação na Zona Sul; queda de balões é apontada por moradores como possível causa

Corpo de Bombeiros afirmou que combateu as chamas por horas durante o domingo


Por Tribuna

27/10/2025 às 12h43- Atualizada 27/10/2025 às 14h20

Um incêndio foi registrado, na tarde do último domingo (26), em uma área de vegetação no Bairro Graminha, Zona Sul de Juiz de Fora. De acordo com o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o fogo teria sido iniciado por queda de balões, mas a corporação não soube confirmar a causa. 

A Tribuna recebeu vídeos, feitos por moradores da região, que mostram o momento em que as chamas se espalhavam próximo a um condomínio do Graminha e, na manhã seguinte à ocorrência, imagens de partes de estrutura que seriam de balões.

Incêndio atinge vegetação na Zona Sul; queda de balões é apontada por moradores como possível causa
Foto: Reprodução / Redes sociais

Segundo os militares, foi constatado um grande foco de fogo que se alastrava rapidamente pela vegetação seca, o que exigiu intenso trabalho das equipes para conter as chamas e evitar que o incêndio atingisse áreas próximas. 

Após várias horas de combate, o fogo foi controlado e o rescaldo realizado para eliminação de possíveis novos focos. Os bombeiros informaram que não houve registro de vítimas e danos a edificações, mas que uma área de aproximadamente cinco hectares foi atingida pelas chamas.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) e a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para saber se houve acionamento em relação à queda de balões, mas ainda não teve retorno.

Soltar balões configura crime

Soltar balões é considerado crime ambiental previsto na Lei nº 9.605/98. A prática é ilegal e perigosa, podendo causar incêndios, colocar vidas em risco (incluindo de aeronaves) e prejudicar florestas e áreas urbanas. A pena pode ser de até três anos de prisão e multa. 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.