Bando armado amarra idosos em assalto a sítio e foge para JF
Bandidos fugiram para Juiz de Fora no carro da família, que foi interceptado no Bairro Linhares; dois suspeitos foram presos
A Polícia Militar interceptou em Juiz de Fora, na manhã desta sexta-feira (27), um veículo utilitário esportivo roubado em assalto a um sítio de Ewbank da Câmara. O SUV de cor preta pertence a um casal de idosos rendido em sua residência e amarrado por três criminosos encapuzados e armados. O homem de 70 anos e a mulher, 69, foram ameaçados pelos assaltantes e imobilizados, enquanto a propriedade era revirada em busca de dinheiro e materiais valiosos. Os funcionários do sítio também foram rendidos pelos assaltantes. A empregada da casa, 43, sofreu uma lesão na testa, depois de ser agredida.
A abordagem policial aconteceu no Bairro Bom Jardim, na Zona Leste, após monitoramento do rastreador instalado no automóvel. Dois suspeitos, de 23 e 25 anos, acabaram presos em flagrante. O terceiro bandido não foi localizado, porém, já está identificado. Além do SUV, o bando roubou R$ 2.500 em dinheiro, joias, televisores e diversos celulares, entre outros itens de valor. Diante das informações de que a fuga seria para Juiz de Fora, a PM iniciou as ações de cerco e bloqueio. Quando os militares começaram a monitorar o rastreador, o veículo estava na serra de Grama, na região Nordeste.
Todos os militares do 2º Batalhão foram colocados em alerta. Após acessar o local conhecido como Corte de Pedra e transitar por várias ruas dos bairros Progresso, Santa Paula e Marumbi, na Zona Leste, os criminosos seguiram sentido Bom Jardim. As viaturas conseguiram fazer a interceptação na Rua Romeu Pastori, no Bairro Linhares.
Um dos presos foi capturado no momento em que tentava fugir, e outro foi pego em diligências nas imediações. Conforme a PM, a família rendida é de Juiz de Fora, mas possui sítio em Ewbank, onde aconteceu o assalto. Após o crime, o casal acionou um policial militar amigo que trabalha em Santos Dumont, que informou o crime, dando início às buscas. Os detidos foram levados para a 1ª Delegacia Regional, em Santa Terezinha. A polícia informou material roubado ainda foi recuperado, somente o veículo.
O assalto
De acordo com o boletim de ocorrência da PM, o idoso, 70, contou que, por volta das 3h30, ele e sua esposa, 69, foram acordados pelos gritos da empregada, 43, que dormia em um quarto acoplado junto à casa onde o casal estava. Ele abriu a janela de seu quarto, enquanto sua mulher abriu a porta da sala e foi surpreendida por dois homens encapuzados. Um estava com uma arma de fogo, possivelmente um revólver calibre 38, e o outro portava uma faca. Eles empurraram a idosa para dentro da casa. Em seguida, um terceiro homem encapuzado e armado de facão entrou no imóvel, trazendo a empregada à força. Os ladrões passaram a revirar a residência e, a todo momento, faziam ameaças, perguntando sobre o localização do cofre. Do imóvel do casal, foram roubados um televisor 45 polegadas, uma aliança de ouro, vários utensílios domésticos, diversos mantimentos, carnes e bebidas, além de dois celulares, um aparelho de telefonia rural, duas roçadeiras e R$ 2.500.
A empregada, 43, relatou que dormia em seu quarto, com a porta apenas encostada, quando foi surpreendida pelos três homens. Desesperada, ela começou a gritar, quando o assaltante que estava armado com um facão lhe desferiu um golpe na testa, um soco no rosto e ainda apertou seu pescoço, enforcando-a, além de tapar sua boca para que ela não gritasse. Apesar da lesão na testa, ela dispensou cuidados médico. Dela, foram roubados dois celulares.
A residência do caseiro, 55, também foi invadida pelos criminosos. O funcionário disse ter percebido que os cães latiam muito e decidiu chegar na janela para ver o que acontecia, quando viu que os cachorros avançavam contra dois homens. A dupla, utilizando um pedaço de pau, bateu diversas vezes na janela do caseiro, gritando: “perdeu, perdeu, perdeu”. Em seguida, os assaltantes abriram a porta, que só estava encostada, e roubaram um chuveiro elétrico, um televisor de 49 polegadas, uma máquina de costura, dois celulares e um par de alianças de ouro.
Os ladrões ainda foram até a uma terceira casa na área da chácara, de propriedade de um neto do idoso. No local, arrombaram a porta e roubaram uma mochila, contendo em seu interior cerca de 15 carretilhas de pescaria e outra mochila com diversas iscas artificiais. A casa teve arrombada todas as portas dos cômodos interiores e foi toda revirada. A ação criminosa teve início pouco depois das 3h e terminou por volta das 5h. Depois do roubo, as vítimas foram presas num cômodo. A esposa do caseiro conseguiu sair, passando por um basculante. Ela abriu a porta e libertou as demais vítimas.