UFJF reforça proibição de cães sem guia e focinheira no campus; entenda

Universidade destaca que o uso de coleira e guia deve ser aplicado para todos os cães, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte


Por Nayara Zanetti

27/01/2025 às 12h45

Para garantir a segurança e o bom convívio no campus, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reforçou a proibição da circulação de cães de raças consideradas potencialmente agressivas, bem como aqueles com comportamento agressivo, sem guia e focinheira. A diretriz segue a Lei Municipal nº 12.345/2011, de Juiz de Fora, e a recente Lei Estadual nº 25.165/2025. Em nota enviada à Tribuna, a UFJF destaca que o uso de coleira e guia devem ser usados para todos os cães, sejam eles de pequeno, médio e/ou grande porte. 

O Município determina que cães de raça conhecidas por serem agressivas e mordedoras, ou que tenham comportamento agressivo, só podem circular nas ruas com uso de guia curta com enforcador e focinheira. Já a Lei estadual 25.165, de janeiro de 2025, que altera a Lei nº 16.301, de agosto de 2006, diz respeito à proibição da procriação e a entrada de cães da raça pit bull no Estado, além de tornar obrigatória a utilização de focinheira, coleira e outros equipamentos necessários à contenção do animal. Em caso de descumprimento, o tutor estará sujeito a sanções. 

A Coordenação de Segurança da UFJF informou que cerca de dez mil pessoas passam pelo campus aos finais de semana, o que o posiciona como uma opção de lazer para toda a comunidade. Por isso, a instituição ressalta a necessidade de seguir diretrizes para manter o espaço com boa funcionalidade. “Por tratar-se de um espaço de convivência compartilhado, é essencial, para garantir a segurança e o bem estar de todos, que algumas normas sejam seguidas”, diz em seu canal oficial. 

Tópicos: cães / ufjf

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.