Procon apreende mais de meia tonelada de alimentos impróprios em Juiz de Fora

Ação incluiu a vistoria de 12 supermercados e resultou na autuação de quatro estabelecimentos


Por Tribuna

26/12/2024 às 10h46- Atualizada 27/12/2024 às 15h56

O Procon de Juiz de Fora apreendeu mais de 550 quilos de alimentos impróprios para consumo durante a “Operação Boas Festas”, realizada nas semanas que antecedem o Natal. A ação incluiu a vistoria de 12 supermercados e resultou na autuação de quatro estabelecimentos.

Entre os locais fiscalizados, o supermercado Pais e Filhos, na Avenida Rio Branco, Centro, liderou o volume de apreensões, com 280 quilos de alimentos fora das condições adequadas. Já o Supermercado Mineirão, na Avenida Garcia Rodrigues Paes, no Bairro Industrial, teve 216 quilos apreendidos, além de ser autuado por problemas na precificação dos produtos e falhas em equipamentos de leitura óptica. Outras apreensões foram realizadas nos supermercados Bretas do Centro (47 quilos) e São Pedro (13 quilos).

Além da fiscalização, o Procon promoveu o “Procon Aqui”, atendimento itinerante que reforça a orientação aos consumidores. A van de atendimento estará nesta semana em três pontos da cidade: Praça Coronel Jeremias Garcia (Benfica), Praça Jarbas de Lery Santos (São Mateus) e Rua Halfeld (Centro), em frente ao Cine-Theatro Central.

A operação busca garantir segurança alimentar e maior transparência nas relações de consumo durante o período de festas. A Tribuna entrou em contato com os estabelecimentos mencionados, mas ainda não obteve resposta de todos.

Em nota, o Pais e Filhos afirmou que o quadro elétrico da loja da Avenida Barão do Rio Branco havia sido danificado após arrombamento ocorrido na madrugada que antecedeu a vistoria, comprometendo o balcão de congelados. Confira o texto na íntegra:

Na madrugada entre os dias 16 e 17 de dezembro, um indivíduo arrombou a parede lateral da nossa loja. De imediato, dirigiu-se ao quadro elétrico, danificando diversas chaves. Infelizmente, uma dessas chaves era responsável pelo funcionamento do balcão de congelados, o que resultou no desligamento do equipamento e no consequente descongelamento de parte dos produtos.

Na manhã de 17 de dezembro, durante a abertura da loja, recebemos uma fiscalização de fim de ano conduzida pelo Procon. Durante a vistoria, foi identificada a irregularidade no balcão de congelados. Imediatamente, informamos os fiscais sobre o problema decorrente do roubo à unidade, apresentando o buraco na parede, os demais danos causados, e fornecendo acesso ao boletim de ocorrência policial que foi devidamente registrado.

Os fiscais foram compreensivos e entenderam a situação excepcional que enfrentamos. Contudo, em cumprimento ao seu dever, realizaram a apreensão dos produtos que estavam impróprios para venda.

Ressaltamos que o problema foi restrito ao balcão de congelados afetado pelo incidente. Informamos também que o equipamento já foi totalmente reparado, garantindo novamente o armazenamento seguro e adequado dos produtos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.