Cesama toma medidas para evitar falta d’água na Cidade Alta
Companhia alugou dois geradores que têm facilitado o bombeamento da água para a região antes da chegada do período chuvoso
Uma dispensa de licitação, que trata da contratação emergencial de empresa para locação de dois geradores e para fornecimento de combustível, foi publicada no Diário Oficial do Município nessa quarta-feira (25). O contrato faz parte de medidas tomadas pela Cesama para reforçar o abastecimento na Cidade Alta. De acordo com a assessoria, o trabalho é prestado desde o mês passado e tem como objetivo a interligação do sistema da Cidade Alta, com a rede que alimenta o resto da cidade, diminuindo o volume de água retirado da Represa de São Pedro.
O diretor-técnico operacional da Cesama, Márcio Augusto Pessoa Azevedo, reforçou, na última semana, que, por conta do retorno das chuvas, não há perigo de falta de água na Cidade Alta. “Reforçamos o abastecimento na região, fazendo a integração com o sistema que atende a toda a cidade. Com ele, bombeamos mais água dos outros reservatórios, e pouco mais da metade do consumo na Cidade Alta é captado nessa rede. Realmente, com o volume atual, a Represa de São Pedro não conseguiria abastecer sozinha a população da região.”
Atualmente, o reservatório de São Pedro está com 31,1% da capacidade total, exatamente o mesmo volume de igual período do ano passado. Com a previsão de intensificação nas chuvas a partir de novembro, a Cesama descarta dificuldades em manter o abastecimento, tanto na Cidade Alta, quanto nas outras regiões. A realidade de córregos que chegam a ficar com filetes de água em alguns trechos, algo que também é considerado normal para a época, deve ser modificada com a chegada do período de precipitações. “Com a volta do período chuvoso, as pessoas devem continuar evitando jogar lixo em galerias e bocas de lobo para que não sejam surpreendidas. Também é válido lidar com o recurso hídrico de maneira mais racional possível”, reiterou Azevedo.
Altas temperaturas e zonas de instabilidade
A previsão para os próximos dias é de elevação das temperaturas na região. “Nesta sexta-feira (27), voltamos a ter condições para precipitação. Por conta do calor e da alta umidade do ar, haverá intensificação de áreas de instabilidade. A temperatura deve ficar entre 14 e 25 graus, com umidade do ar de 40% a 60% durante a tarde”, explica o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia, Claudemir de Azevedo. Há ainda a previsão de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva isoladas no sábado (28) e céu encoberto com pancadas de chuva e trovoadas no domingo (29).