Zona Sul é alvo de ação contra perturbação do sossego e delitos
Gerente de um bar foi preso por venda de bebidas alcoólicas a adolescentes, e outras infrações foram registradas
Os bairros São Mateus e Alto dos Passos, ambos na Zona Sul de Juiz de Fora, foram alvos de uma operação conjunta envolvendo a Polícia Militar e diversos outros órgãos municipais para coibir delitos e a perturbação de sossego. Durante a ação, ocorrida entre a noite do último sábado (24) e a madrugada de domingo (25), o gerente de um dos bares do Alto dos Passos foi detido depois de adolescentes serem flagrados consumindo bebidas alcoólicas no local. Além disso, outros estabelecimentos comerciais da região foram autuados e notificados. Alvo de reclamações de moradores, a região tem um histórico de problemas envolvendo brigas, perturbação do sossego e falta de segurança. A PM garantiu que a operação, batizada de “Padrão Zona Sul”, foi a primeira de uma série de ações que serão desencadeadas naquela área, inclusive em outros bairros.
Conforme o comandante do 1º pelotão da 32ª Companhia, tenente Gilmar da Silva, a operação foi montada depois de solicitações feitas pela comunidade por meio do Conselho de Segurança. Comissariado de menores, Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e a Vigilância Sanitária estiveram presentes. Cerca de 25 pessoas entre militares e funcionários dos órgãos públicos estiveram empenhadas na ação, que fiscalizou 15 bares. “Cada órgão agiu dentro de seu padrão, de acordo com as demandas, porém, em conjunto e com apoio mútuo. Esta foi a só a primeira de muitas ações que serão feitas na região, é uma resposta aos clamores da comunidade, principalmente em relação à segurança, desordem pública e perturbação do sossego”, comentou o tenente Gilmar.
De acordo com a Semaur, foram encontradas irregularidades em três endereços nas ruas Dom Viçoso e Rua São Mateus. As irregularidades estavam ligadas ao uso de mesas e cadeiras, eventos com música, serviços prestados na via pública e alvarás de localização. Em um dos endereços, no Alto dos Passos, havia reclamações sobre poluição sonora. Foi verificado, no entanto, que o estabelecimento encerrou as atividades, e o ponto estaria a venda. No mesmo bairro, em outro bar, a Semaur informou que foi constatada a realização de eventos musicais com acesso de público sem licença da Prefeitura, portanto, foi emitido auto de infração ao proprietário. Em outro, também no Alto dos Passos, foi confeccionado auto de notificação a respeito de emissão de ruídos sonoros, por haver reclamação de poluição sonora. Também foi emitido termo de intimação a respeito de inclusão de ramo de atividade sem autorização. Já em um comércio no São Mateus foi feita a emissão do termo de intimação a respeito de retirada de mesas da calçada, por não possuir a autorização por parte da Prefeitura. Nos demais estabelecimento, no entanto, não houve irregularidades.
Álcool para menores
Um dos pontos de atenção foi o consumo ilegal de bebidas alcoólicas. No bar onde o gerente foi preso, o comissariado de menores detectou que três adolescentes faziam uso de bebidas com álcool. A Polícia Militar fez a prisão em flagrante do gerente, que era o responsável pelo espaço naquele momento. Ele foi levado para a delegacia para prestar esclarecimentos. Além disso, o bar foi autuado por descumprir o Artigo 258 C do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil e interdição do estabelecimento comercial até o recolhimento da multa aplicada, e ainda por descumprir o Artigo 81 do mesmo Estatuto, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes. A Tribuna tentou contato com o bar, mas as ligações e e-mails não foram retornados até o fechamento da edição.
Nem armas, nem drogas
A Polícia Militar abordou 65 pessoas. Nenhuma delas estava com armas, drogas ou outros ilícitos. De acordo com a Settra, um motorista que estavam com som alto foi notificado, e outros três veículos, removidos por estarem estacionados em local irregular. Quinze autos de infração de trânsito foram lavrados no total. Ainda durante a ação, foram feitas uma notificação de licença – mesas e cadeiras fora da conformidade do Código de Posturas do Município – e duas requisições de alvará sanitário. “O balanço foi bastante positivo. Essas ações irão continuar periodicamente, com a participação de todos os órgãos, até que a situação na região melhore. Outros bairros também serão alvos”, finalizou o tenente Gilmar da Silva.