IEF apura desmatamento em possível área de Mata Atlântica em JF
Responsável foi autuado por movimentação de terra sem alvará, e o desmatamento irregular
Um terreno, na Avenida Ibitiguaia, na Zona Sul de Juiz de Fora, está sob fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Minas Gerais, para apuração de desmatamento irregular em possível área de Mata Atlântica. A pasta informou, nesta quinta-feira (25), que tomou conhecimento do fato por meio das secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) da Prefeitura.
De acordo com as duas secretarias municipais, a denúncia acerca do desmatamento irregular chegou aos órgãos através da Ouvidoria Geral do Município, na última sexta-feira (18). As equipes da Guarda Municipal Ambiental (GMA) e de fiscalização ambiental da Semaur foram acionadas para verificação do fato. No mesmo dia, guardas e fiscais estiveram no local.
O responsável foi autuado por movimentação de terra sem alvará, e o desmatamento irregular também foi constatado no local. Porém, por se tratar de fragmento de Mata Atlântica, cuja fiscalização cabe ao governo do estado, a situação foi encaminhada ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), para que sejam tomadas as providências cabíveis.
Segundo a Semad, à qual o IEF é ligado, foi providenciado o cadastro do expediente no Sistema de Denúncias e o mesmo foi remetido para fiscalização a ser realizada pela Polícia Militar de Meio Ambiente. Conforme informou a pasta estadual, caso sejam confirmadas as denúncias, serão aplicadas as penalidades administrativas cabíveis. Será apurado, em especial, se o desmatamento irregular no terreno incide sob fragmento de Mata Atlântica.