Aplicativo do Ministério da Saúde disponibiliza comprovante de vacinação
Veja como funciona o Conecte SUS e como proceder em casos de erro de informações
Disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, o Conecte SUS Cidadão é uma plataforma digital que permite ao usuário acesso a informações de saúde. Atualmente, o aplicativo apresenta as doses aplicadas contra a Covid-19. Por esse motivo, a ferramenta tem sido utilizada para a comprovação de imunização contra a doença em estabelecimentos que exigem o “passaporte de vacinação”. Além disso, o Conecte SUS Cidadão também traz informações sobre exames laboratoriais de detecção realizados, histórico clínico do usuário, internações e medicamentos dispensados, dá acesso à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, entre outros serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é disponibilizado no Conecte SUS Cidadão, com a possibilidade de o usuário visualizar, salvar e imprimir o seu certificado. De acordo com o Ministério da Saúde, os registros de vacinação são inseridos nos sistemas de informação ligados à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Entre eles, há o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações/SI-PNI, Sistema e-SUS Atenção Primária à Saúde ou outros sistemas próprios, definidos pelos estados e municípios. Após a conclusão do ciclo vacinal, o cidadão poderá emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, no serviço “vacina” do aplicativo ou na versão web do Conecte SUS Cidadão.
Usuários podem solicitar correção de informações
Esses dados são apresentados de forma automática no Conecte SUS, na Carteira de Vacinação Digital. Por esse motivo, pode haver erro de informações na plataforma. A Tribuna recebeu relatos de leitores que constataram equívocos de dados informados no aplicativo, além de casos de pessoas que afirmam já ter se vacinado e não terem as doses computadas na plataforma. Em um dos casos, um usuário recebeu duas doses da AstraZeneca, identificadas no cartão de vacinação. Entretanto, na carteira de vacinação digital, consta que ele teria se vacinado com a segunda dose da Pfizer.
Questionada pela reportagem, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), responsável por computar as informações da vacinação contra a Covid-19, informou que quem se vacinou no município e identificou algum erro na carteira de vacinação, deve entrar em contato com o setor de digitação da vigilância epidemiológica e pedir o reparo dos dados. A solicitação deve ser feita por e-mail, por meio do endereço: [email protected]. Conforme o Ministério da Saúde, caso as informações não sejam disponibilizadas no sistema após dez dias da data da vacinação, o usuário deve verificar se houve algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à Rede Nacional de Dados em Saúde do Ministério da Saúde.
De acordo com o órgão federal, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados, é direito do titular de dados pessoais obter, a qualquer momento e mediante requisição, a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados. Os agentes que fazem coleta, digitação e envio dos dados ao Ministério são os responsáveis pela correção das informações e devem ser contactados pelo usuário.
Para outras informações ou dúvidas sobre este serviço, o cidadão pode acessar a seção Fale com Conecte SUS no aplicativo ou versão web: https://conectesus.saude.gov.br/home
Como emitir o certificado pelo aplicativo
Para ter acesso à plataforma é necessário baixar o aplicativo no telefone celular, efetuar login pelo acesso único do governo federal (gov.br) e acessar os dados da campanha de vacinação até emitir o certificado. É preciso ter um número de CPF para acessar o serviço. Para baixar a ferramenta, a pessoa deve acessar a loja de aplicativos, buscar “Conecte SUS” e baixá-lo. Após a instalação do aplicativo, efetue login por meio da conta de acesso do governo federal (gov.br). Quem ainda não tem o login, deverá criar um para acessar a plataforma.
Com aplicativo logado, acesse a Carteira de Vacinação Digital por meio do ícone “vacinas”. A carteira irá apresentar os registros de doses recebidas, clique no ícone para detalhamento das doses administradas. Após o usuário concluir o processo vacinal, poderá ser habilitada a opção de emissão do certificado.
O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 é um documento que comprova a vacinação contra a doença. Por meio do Conecte SUS Cidadão é possível visualizar, imprimir ou salvar o certificado em arquivo PDF.