18ª Exposição Nacional de Orquídeas acontece neste fim de semana

Exposição, comercialização e competição entre expositores acontece no Colégio dos Jesuítas


Por Tribuna

24/08/2018 às 20h48- Atualizada 25/08/2018 às 17h45

Foto: Marcelo Ribeiro orquideas-marcelo-2 orquideas-marcelo-3 orquideas-marcelo-4 orquideas-marcelo-5 orquideas-marcelo-6 orquideas-marcelo-7 orquideas-marcelo-8
<
>
Foto: Marcelo Ribeiro

A 18ª Exposição Nacional de Orquídeas teve início nesta sexta-feira (24) e segue até domingo (26), no Colégio dos Jesuítas, no Centro. O festival é organizado pelo Círculo Orquidófilo de Juiz de Fora, e acontece dividido em dois espaços: no galpão do colégio ficarão expostas as espécies que participam de uma competição entre expositores, e, na quadra, as plantas a serem comercializadas.

Além da exposição, no sábado, às 15h, e no domingo, às 10h, haverá cursos sobre o cultivo de orquídeas para iniciantes. Após os workshops, vai acontecer a palestra “Minha Estória com as Orquídeas”, ministrada pelo engenheiro agrônomo Roland B. Cooke.

De acordo com a coordenação do evento, 8 mil plantas de 1.600 espécies compõem o arcabouço da exposição. Durante o três dias, a expectativa é que cerca de dez mil pessoas visitem o local. As plantas são comercializadas entre R$ 5 e R$ 800, mas a entrada no evento é gratuita.

Competição

Durante a tarde desta sexta, organizadores, expositores e coordenadores de associações participantes da competição avaliaram, minuciosamente, as 600 plantas expostas. Segundo o organizador Alcino Fraga, 25 associações e 120 associados expõem suas orquídeas para o julgamento. “São avaliadas a forma, a textura e a coloração de cada planta. A seleção inclui três plantas para oito categorias – brasileira, estrangeira, sazonais, híbrida, terrestre I, terrestre II, monopodial e botânica -, totalizando 24 orquídeas vencedoras”, explica. As plantas selecionadas poderão ser apreciadas pelos visitantes durante todo o evento.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.