Vacina contra gripe será liberada para toda a população de JF a partir de segunda

Doses estarão disponíveis para toda a população a partir de segunda-feira em diversos locais; neste sábado, drive-thru direcionado ao público-alvo será realizado na UFJF


Por Tribuna

24/06/2022 às 18h38

A campanha de vacinação contra a gripe para públicos prioritários se encerra, em Juiz de Fora, neste sábado, com a realização de um drive-thru no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entretanto, a exemplo de outros municípios do país, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) continuará a vacinação contra a doença por meio da ampliação da aplicação de doses à toda a população, a partir desta segunda-feira (27). Apesar disso, a pasta municipal reforça a importância de os grupos prioritários continuarem buscando o imunizante por conta dos riscos de complicações nesses públicos.

Os grupos prioritários são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, o público infantil, gestantes e puérperas, indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes, além das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. Conforme último balanço divulgado pela PJF, na última quarta-feira, o percentual de cobertura da vacinação em todo o público-alvo era de apenas 55,88%.

Conforme a Secretaria de Saúde, a vacinação contra o vírus da gripe possibilita a prevenção e o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Onde se vacinar

As doses serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h em todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras, quando o horário de aplicação é das 8h às 10h30 e das 13h às 14h30 . O Serviço Saúde do Idoso (Sasi), exclusivamente para a população da terceira idade, também aplica os imunizantes, de 8h às 14h, sem intervalo para almoço. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente vacina exclusivamente as crianças e as gestantes, de segunda a sexta, de 8h a 16h.

A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.

A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

As pessoas que se imunizaram contra a Influenza em 2021, independentemente do mês, podem se vacinar na campanha de 2022.

Locais

– Unidades Básicas de Saúde (UBS): das 8h às 10h30 e das 13h às 16h (segunda a sexta), e das 8h às 10h30 e de 13h às 14h30, às quintas-feiras
– Serviço de Atenção à Saúde do Idoso (Sasi) – Rua Batista de Oliveira 943 – Centro – Exclusivo para os idosos: das 8h às 14h (segunda a sexta)
– Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente – Rua São Sebastião 772 – Centro – Exclusivo para crianças e gestantes: das 8h às 16h (segunda a sexta).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.