Tópicos em alta: eleições 2022 / coronavírus / vacina / polícia / obituário

Campanha de vacinação contra a Influenza encerra neste sábado em JF

Até o momento, a campanha de imunização contra gripe atingiu 55,88% do público-alvo


Por Tribuna

22/06/2022 às 12h45

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra nesta sexta-feira (24). Porém, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) irá realizar um drive-thru no próximo sábado (25), no período de 8h ao meio-dia, na Universidade Federal de Juiz de Fora com o objetivo de atender o público-alvo que não conseguiu receber o imunizante até sexta. Até o momento, 55,88% das pessoas que formam o público-alvo receberam a vacina. De acordo com a PJF, o Ministério da Saúde ainda não determinou a ampliação da campanha para o público em geral.

A vacinação no drive-thru tem como foco imunizar gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade, além dos idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de 18 anos ou mais.

A PJF informa que, em razão de especificidades da vacinação, as crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) não serão imunizadas durante a ação. Esse público pode receber a vacina contra a gripe no mesmo dia no prédio da Vigilância em Saúde, de 8h às 13h.

O conteúdo continua após o anúncio

Em relação a baixa adesão à vacina, com apenas 55,88% do público-alvo vacinado, a Tribuna demandou à Prefeitura uma avaliação sobre a situação, mas, até o momento, não recebeu um posicionamento.

O imunizante oferecido é trivalente, ou seja, oferece proteção contra três principais tipos de vírus da gripe em circulação, o  H1N1, H3N2 e Influenza B, atuando na prevenção da gripe ou evitando possíveis complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Os interessados em receber a vacina contra a Influenza, precisam apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). No caso dos trabalhadores é preciso levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia