Evento do Tribunal de Contas do Estado é realizado em Juiz de Fora

Com a presença do presidente do TCE-MG, conselheiro Durval Ângelo, evento discute reforma tributária e promove oficinas e ações educativas em escolas públicas


Por Tribuna

23/04/2025 às 16h30

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Durval Ângelo, estará em Juiz de Fora nesta quinta-feira (24) para a abertura da primeira edição de 2025 do “Encontro Técnico TCE-MG e os Municípios”. O evento, que tem como tema central “Fiscalização e Transparência: o TCE-MG e a Reforma Tributária nos Municípios”, será realizado no Teatro Paschoal Carlos Magno.

A programação começa às 9h, com a solenidade de abertura, seguida de palestra do diretor-geral do Tribunal, Gustavo Vidigal, que abordará mudanças, desafios e perspectivas trazidas pela reforma tributária para as finanças dos municípios.

No período da tarde, estão previstas palestras sobre o funcionamento do Ministério Público de Contas e a importância da gestão de custos na Administração pública.

As atividades continuam na sexta-feira (25), no Ritz Plaza Hotel, também no Centro. Serão oferecidas oficinas técnicas com foco em temas como análise contábil de balanços em processos licitatórios, fase preparatória da licitação e pontos críticos na gestão de contratos de obras públicas.

Educação fiscal nas escolas

Como parte da iniciativa de educação cidadã, o TCE promove neste ano o retorno do “Jogo do Tributo” em duas escolas públicas de Juiz de Fora. A proposta pedagógica utiliza uma dinâmica lúdica para ensinar, na prática, como funcionam a arrecadação e a aplicação dos tributos municipais.

Durante a atividade, os alunos são divididos em grupos que representam diferentes setores da sociedade — como o Poder Executivo, Legislativo, comércio e população — e devem solucionar um problema proposto pela equipe do Tribunal.

A edição 2025 do Encontro Técnico também passará por outras sete cidades mineiras: Salinas, Patos de Minas, Uberlândia, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Araçuaí e Contagem.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.