Matrículas do Pism são abertas; veja como realizar
Pré-matrícula para a UFJF começa às 12h desta quinta-feira e vai até domingo; confira os documentos necessários
Após a divulgação do resultado final dos aprovados do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), a pré-matrícula para a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi iniciada nesta quinta-feira (22) e vai até o domingo (25). Este processo confirma o interesse de matrícula por parte do estudante. A segunda etapa é a entrega de documentos digitalizados. As fases são obrigatórias e realizadas em formato on-line, por meio de link a ser disponibilizado no site da Cdara.
No caso dos aprovados no Vestibular de Música, a pré-matrícula começa às 12h de 1º de março e segue até o dia 3 do mesmo mês.
Os aprovados para o primeiro semestre letivo pelo Pism devem enviar os documentos entre os dias 5 e 8 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). O candidato que não enviar a documentação requerida no prazo determinado é considerado desistente, assim como aquele que não tiver feito a pré-matrícula anteriormente.
A UFJF alerta que o estudante fique atento aos prazos presentes no Cronograma de Convocações e Matrícula, disponibilizado pela Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).
Na página de documentação, datas e horários, no site da Cdara, é possível encontrar demais informações necessárias para o processo de entrega da documentação. Ela deve ser efetuada por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Na página de orientações para o envio de documentação da matrícula, é possível conferir todo o passo a passo para ingressar no sistema e encaminhar os documentos requeridos.
Chamada regular no 2º semestre
A partir de 10 de julho, os aprovados pelo Pism têm a oportunidade de realizar a pré-matrícula para ingresso no segundo semestre. O período se estende até 14 de julho, oferecendo aos estudantes a chance de garantirem sua vaga. É importante destacar que o envio de documentos relacionados ao processo deve ser realizado entre 7 e 12 de agosto.
Para mais detalhes sobre o procedimento, os interessados podem consultar o site oficial da Cdara, bem como conferir o Cronograma de Convocações e Matrículas, onde encontrarão informações adicionais.
Lista de espera
Os candidatos que se encontram na lista de espera devem estar atentos às reclassificações, conforme especificado no anexo 1 do cronograma. Este documento está disponível na página oficial da Cdara e os candidatos têm a responsabilidade de acompanhar todas as atualizações no site, especialmente as datas de reclassificações e matrículas.
Durante o primeiro semestre, estão programados três editais de reclassificação, além de dois dedicados às vagas ociosas do Pism. Adicionalmente, estão previstos outros editais de reclassificação para o segundo semestre.
Os candidatos aprovados pelo Pism, destinados ao segundo semestre (nos cursos com duas entradas anuais), são automaticamente incluídos na lista de espera e devem aguardar pela convocação. O primeiro edital de convocação para os aprovados no segundo semestre será divulgado em 10 de julho. As datas de pré-matrícula e envio de documentos podem ser verificadas no Anexo 1 do cronograma.
Documentos para realizar matrícula
Todos os candidatos aprovados, seja na ampla concorrência, quanto por meio de ações afirmativas, devem entregar cópias digitalizadas dos seguintes documentos:
- Uma foto recente, em tamanho 3×4 (excepcionalmente deve ser uma foto original, e, não uma cópia).
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
- Cédula de Identidade (frente e verso).
- Declaração ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio regular ou equivalente.
- Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente.
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
- Título de Eleitor (frente e verso) para brasileiros maiores de 18 anos, acompanhado de quitação eleitoral da eleição mais recente (1º e 2º turnos). Caso o estudante não possua os comprovantes de votação, deve retirar certidão de quitação eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
- Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar, com os carimbos atualizados, ou Atestado de Matrícula em CPOR, NPOR ou CDI, para brasileiros maiores de 18 anos, se forem do sexo masculino.
- Com exceção dos aprovados pela ampla concorrência (grupo C), todos os demais devem providenciar declaração do estabelecimento de ensino onde foi cursado o Ensino Médio, atestando que a escola é pública, caso a informação não conste no Histórico Escolar.
Documentos por grupo de cotas
Candidatos aprovados pertencentes a algum grupo destinado às ações afirmativas precisam enviar outros documentos, além dos descritos para todos. As informações completas estão disponíveis na Resolução de Matrícula da UFJF. Na área de anexos, é possível conferir questões importantes, como a listagem completa dos documentos a serem entregues para a análise de renda, modelo de autodeclaração para candidatos pretos, pardos e indígenas e declaração de deficiência, entre outros temas relevantes.
Documentos dos grupos de renda (A, A1, B e B1)
Os candidatos em grupos de renda (A, A1, B e B1) devem conferir a lista detalhada no anexo II da Resolução de Matrícula com os 41 itens. Os estudantes precisam enviar apenas os documentos pertinentes ao perfil familiar.
De acordo com a resolução, o cálculo da renda familiar bruta mensal “per capta” se dá da seguinte forma: calcula-se a soma dos rendimentos brutos de todas as pessoas da família do estudante, levando-se em conta, no mínimo, os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no processo seletivo. Depois, é calculada a média mensal dos rendimentos apurados.Por último, o valor é dividido pelo número de pessoas da família do estudante.
Além dos documentos comprobatórios, o candidato deve enviar uma série de declarações:
- Declaração de pensão alimentícia.
- Declaração de ausência de rendimentos.
- Declaração de rendimentos.
- Declaração de rendimentos de aluguel.
- Declaração de ajuda de terceiros.
- Declaração de imóvel cedido.
- Termo de responsabilidade.
Candidatos com deficiência (grupos A1, B1, D1 e E1)
Para candidatos com deficiência (grupos A1, B1, D1 e E1), além dos documentos padrão, é necessário o envio de laudo médico emitido nos últimos 12 meses e autodeclaração específica.
Candidatos pretos, pardos e indígenas (grupos A, A1, D e D1)
Os candidatos que estão ingressando na UFJF por meio de cotas raciais devem enviar uma autodeclaração (anexo 5) por meio do sistema de matrícula. O documento deve estar devidamente preenchido e assinado. Além disso, o candidato também passará por análise da banca de heteroidentificação étnico-racial feita em formato virtual para evitar possíveis fraudes ao sistema de cotas.
Outros detalhes sobre a banca de heteroidentificação estão disponíveis na Resolução de Matrícula. Os modelos de todos os documentos estão presentes neste link.
Resultado da análise:
O resultado da análise dos documentos obrigatórios será enviado por e-mail, dentro de uma semana após o prazo final de envio. Caso haja pendências, o candidato será informado individualmente, sendo que o prazo pode variar entre 1 dia útil ou 1 mês, a depender do documento.
Para os grupos de ações afirmativas, os resultados seguem o cronograma disponível no site da Cdara.
Dúvidas sobre a documentação podem ser encaminhadas aos e-mails específicos para cada grupo. A de documentação do anexo I (todos dos grupos) serão respondidas pelo e-mail [email protected]. Já o anexo II (grupos A, A1, B e B1) no [email protected]. Os anexos III, IV e V (grupos A, A1, B1, D, D1 e E1) no [email protected].
*Estagiária sob a supervisão do editor Bruno Kaehler