Moradores se reúnem no Bosque Bairu atrás de soluções para área

Área de preservação permanente está sem manutenção


Por Pedro Moysés

21/09/2024 às 17h01

Na manhã deste sábado (21), data em que se comemora o “dia da árvore”, cerca de 20 moradores do bairro Alto Bairu, na zona leste de Juiz de Fora, se reuniram em frente à área de preservação permanente intitulada “Bosque Bairu” para pensar possibilidades para a conservação da área. 

Segundo um morador da região, que não quis se identificar, a área de mais de cinco mil metros quadrados está sem manutenção desde que uma parceria com um grupo de escoteiros foi finalizada. Ele afirma que procurou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para que fosse realizado um novo chamamento para empresas e organizações interessadas em realizar a manutenção do local, mas “não conseguiu uma resposta consistente” por parte do órgão.

LEIA MAIS notícias sobre a cidade

O abandono do local preocupa os residentes do bairro que relatam já terem encontrado lixo e partes de vegetação cortadas, mesmo com a área sendo fechada com chave. A luta dos moradores é antiga. Em 2011, a Tribuna publicou matéria sobre a batalha de Ilson Marques Pinto que, em 1983, plantou as mudas nos mais de cinco mil e quatrocentos metros quadrados de área do local.

A população do bairro pretende realizar novos encontros a fim de solucionar a questão do espaço.

bairumoradores2 bairumoradores
<
>

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.