Vacinação contra gripe entre idosos será dividida por faixas etárias

Campanha, que começa nesta segunda, ocorrerá nas próximas três semanas para pessoas com idade acima de 60 anos


Por Tribuna

21/03/2020 às 07h00

Para evitar aglomerações de pessoas, principalmente idosas, nas unidades de saúde para receberem a dose da vacina contra gripe, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora optou por vacinar, a cada semana, idosos de uma faixa etária diferente, até final da primeira fase, em 15 de abril. A Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, vírus da gripe, terá início em todo país, na próxima segunda (23).

Dessa forma, pessoas com 80 anos ou mais serão vacinadas entre 23 e 27 de março; idosos de 70 a 79 anos, receberão as doses de 30 de março a 3 de abril; e aqueles que têm 60 a 69 anos serão vacinados de 6 a 15 de abril. Em Juiz de Fora, as vacinas estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no térreo do PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira 943, Centro. Recomenda-se que ao se dirigir até uma unidade de saúde, o idoso use máscara.

A campanha se estenderá até o mês de maio, e será dividida em três etapas. Idosos e profissionais de saúde serão imunizados primeiro. Na segunda fase serão vacinados professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. Esta etapa será realizada entre 16 de abril e 9 de maio. A terceira fase será destinada a imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e pessoas com condições especiais. Esta etapa será realizada entre 9 e 22 de maio. O Dia D, determinado pelo Ministério da Saúde, será em 9 de maio. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é imunizar 90% do público-alvo, que compreende, em Juiz de Fora, 132.592 pessoas.

A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos do influenza: H1N1, H3N2 e Influenza B. Composta por vírus inativados, ou seja, mortos, é bastante segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm histórico de reação grave a doses anteriores ou alergia grave a ovo de galinha. Ressalta-se que a vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus. A antecipação do período para imunização, pelo Ministério da Saúde, tem como objetivo auxiliar os profissionais de saúde a descartarem o Influenza na triagem de casos da doença.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.