Prefeitura e UFJF firmam parceria para aprimorar mapeamento de risco
Acordo pretende estabelecer mútua cooperação com validade de um ano; há possibilidade de renovação
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), representada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), e o Núcleo de Atendimento Social da Faculdade de Engenharia (Nasfe) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) formalizarão uma parceria técnica para atualização do mapeamento de áreas em possibilidade de risco da cidade. A assinatura do termo acontecerá na próxima sexta-feira (24), às 14h30, no anfiteatro das pró-reitorias.
Na avaliação do subsecretário da Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, a parceria é importante para que o Município possa atualizar a base de dados e promover a capacitação dos agentes públicos da área. “É interessantíssimo para nós ter esse suporte técnico, de primeira categoria, com pessoal bem especializado, principalmente para nos atualizarmos, desenvolvendo questões de engenharia pública nas áreas de maior vulnerabilidade da população.”
O subsecretário explica que a cooperação técnica possibilitará a atualização da base de dados cartográficos da Prefeitura. “As áreas de risco já foram mapeadas, mas precisamos fazer essas atualizações, mesmo porque muitas obras foram feitas nestes locais. Em área de risco não significa que não se possa construir. O que não pode ter é construção precária. Se você construir com base bem fundada, bem ocupada, não há problema. Essa atualização irá auxiliar para que se possa diminuir riscos.” De acordo com Jefferson, o acordo terá validade de um ano, com possibilidade de renovação.
O professor e coordenador do Nasfe, Jordan Henrique de Souza, avalia que a atuação do núcleo será efetiva para as demandas da sociedade por meio da parceria, uma vez que o projeto realiza, desde 2017, diversos estudos de áreas suscetíveis a desastres naturais. “Com a realização do acordo será possível aproximar ainda mais a comunidade de Juiz de Fora das atividades extensionistas do Nasfe, de forma a propiciar aos gestores públicos municipais uma ação mais efetiva nas demandas no município, favorecendo a estruturação de uma cidade mais resiliente aos desastres.”
Desde sua criação em 2008, o núcleo realizou 283 atendimentos em Juiz de Fora. Também foram realizados atendimentos específicos de apoio às ações de defesa civil em São Tiago, São Sebastião da Vargem Alegre, Rio Preto e Bicas, cidades da Zona da Mata. Dentre os projetos de atendimento, o Nasfe efetivou levantamentos de dados para ação de usucapião (55% dos atendimentos) e projetos de engenharia civil em edificações (28%), além de vistorias técnicas (5%).
Viés extensionista
Pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, avalia que o projeto, ao discutir a questão da moradia mais segura, reforça o esforço institucional da UFJF pela melhoria da vida da população. “A universidade tem trabalhado nos seus programas e projetos de extensão com temáticas muito sensíveis e que dizem respeito à população de Juiz de Fora, como o direito à moradia, à saúde e à educação, reforçadas quando nossos professores, TAEs e estudantes realizam ações para atender a esses direitos.”
Segundo Ana Lívia, a universidade procura articular recursos financeiros e de pessoal para desenvolver projetos que seguem três eixos complementares. “O primeiro, de formação de estudantes, proporciona acesso ao tratamento de soluções sobre questões sociais; o segundo eixo é a relação com a sociedade civil, para que possamos atender aos direitos das pessoas; e o terceiro se dá por meio das parcerias institucionais, para que essas ações conjuntas potencializem as ações da instituição e dos demais setores públicos, promovendo melhorias nos territórios onde a UFJF está inserida.”