Defesa Civil registra duas ocorrências após chuvas
Dentre os atendimentos, uma família de cinco pessoas foi orientada a sair de casa; chuvas seguem pelo menos até quinta
Em virtude das pancadas de chuva que caíram em Juiz de Fora, a Defesa Civil registrou duas ocorrências nas últimas 72 horas. Dentre os atendimentos, uma família de cinco pessoas foi orientada a deixar sua casa na noite do último domingo (19), na Rua Engenheiro Elias Abrãao Hallack, no Bairro Jardim Esperança, após o escorregamento de um talude. Ninguém foi atingido, e os desalojados foram deslocados para casas de familiares. Segundo a pasta, há risco de novos deslizamentos, e o local será vistoriado nesta segunda-feira para uma nova avaliação. No Bairro Bonfim, Zona Leste, outro talude escorregou na Rua Barão do Retiro, sem gravidade. Nenhuma família precisou deixar a sua residência.
Segundo dados pluviométricos informados pela Defesa Civil, nas últimas 72 horas Juiz de Fora registrou média de 31,28 mm de chuvas, sendo Graminha (57 mm), Ponte Preta (47,53 mm) e São Judas Tadeu (44,13 mm) os bairros que registraram os maiores índices pluviométricos no período. O índice na Represa João Penido foi de 41,07 mm, e o nível do Rio Paraibuna subiu 0,23m, atingindo a marca de 1,23 metros na manhã desta segunda-feira.
Previsão do tempo
As chuvas fortes, e por vezes intensas, que estão caindo sobre Juiz de Fora são resultado da associação de dois sistemas meteorológicos que atuam na região Sudeste do país. O primeiro é chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno comum nesta época do ano, que desloca umidade da região amazônica para o Centro e o Sudeste brasileiro. Associada a ela, está em atuação uma frente fria no litoral, que contribui para a formação de várias e grandes áreas de instabilidade atmosférica.
Por esta razão, a chuva deve permanecer pelo menos até quinta-feira e, eventualmente, vir acompanhadas de rajadas de ventos e trovoadas. Em todo o mês de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulado de 191 milímetros de chuvas. Apenas nas últimas 72 horas, as precipitações superaram os 50 milímetros. A expectativa é que o acumulado passe dos 150 milímetros até a quinta-feira (23).