Mulher é assaltada por quatro bandidos na Praça do Bom Pastor
Crime ocorrido na Zona Sul volta a chamar atenção para violência na região, tema discutido em audiência pública no início deste mês
Uma mulher de 26 anos foi assaltada e agredida por um grupo de quatro pessoas na noite de quarta-feira (18), enquanto se exercitava na Praça Presidente Médici, no Bairro Bom Pastor. Episódios de violência e atos de vandalismo levantaram discussões sobre a segurança na Zona Sul em audiência pública realizada na Câmara Municipal, no início deste mês.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), na ocorrência registrada na praça do Bom Pastor, a vítima afirmou aos militares que caminhava pelo espaço público, por volta de 20h30, quando os criminosos se aproximaram dela. Um deles teria a segurado pelo braço, tomado seu celular e a empurrado no chão. Em seguida, o grupo roubou um cartão bancário da mulher, fugindo em um carro. A PM fez buscas, mas os suspeitos não foram encontrados. O local recebe, diariamente, grande número de pessoas, que usam a praça para a prática de exercícios físicos e atividades recreativas.
Embora a Polícia Militar também tenha registrado, no dia 30 de junho, assalto a coletivo no mesmo bairro, segundo o subcomandante da 32ª Companhia, responsável pelo policiamento na Zona Sul, tenente Gilmar da Silva, os fatos são considerados atípicos. Em relação ao assalto na Praça Presidente Médici, o tenente afirmou que o serviço de inteligência está investigando o caso e está tomando providências para tentar localizar os bandidos e dar uma resposta à comunidade. Segundo ele, desde que foi criado um grupo de segurança para a região, a polícia estabeleceu diálogo com moradores e os crimes têm sofrido redução no Bom Pastor.
Em audiência pública sobre a falta de segurança na região, moradores do Alto dos Passos, bairro vizinho, pediram tolerância zero na fiscalização de bares e estabelecimentos comerciais. Os comerciantes, por outro lado, pedem mais apoio da polícia, para garantir a segurança. No começo deste mês, após a exibição de jogo do Brasil contra a Bélgica, pela Copa do Mundo de 2018, atos de violência e vandalismo praticados por frequentadores da região mobilizaram os moradores, que denunciaram os problemas vivenciados.
Região vai receber base móvel da PM
Com a expansão do projeto das Bases Móveis de Segurança Comunitária da Polícia Militar, criado pelo Governo do estado, está prevista atuação de uma base móvel de vigilância para a Zona Sul a partir de setembro. As bases são compostas por vans voltadas para monitoramento, mas que servirão também como ponto de registro de ocorrências. O veículo deve ficar na praça do trevo do Bom Pastor, entre 14h e meia-noite. Além disso, duas motos também devem ser disponibilizadas para patrulhamento na região.
A implementação da base móvel é vista com bons olhos pela Associação de Moradores do Bairro Bom Pastor. Segundo o presidente da organização, Abel Monteiro de Magalhães Vianna, será “uma medida a mais de segurança que vai impactar não só a região, mas toda a cidade”. Sobre os crimes registradas no bairro, o presidente afirmou que as ocorrências são esporádicas e que os moradores têm verificado a presença constante da PM.