Sinttro e Prefeitura garantem retorno integral dos cobradores

Decisão foi tomada em reunião nesta sexta-feira; medida será mantida até uma melhor avaliação da situação


Por Mariana Floriano

19/05/2023 às 17h43

Os cobradores de ônibus de Juiz de Fora vão voltar a trabalhar aos domingos. A decisão foi tomada em reunião, nesta sexta-feira (19), entre o Comitê Gestor do Transporte Coletivo, da Prefeitura (PJF), o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sinttro) e o Consórcio Via JF. Em nota, o Executivo confirmou que essa postura será mantida “até uma melhor avaliação da situação”. A Tribuna entrou em contato com o Consórcio Via JF e aguarda retorno.

A reunião, que ocorreu de forma extraordinária, revogou a decisão anunciada pela Via JF na última semana. No domingo (14), os ônibus convencionais rodaram sem cobrador na cidade. A medida gerou revolta nos trabalhadores, que se organizaram em uma paralisação na terça-feira (16), interrompendo o serviço por mais de quatro horas, e prometeram parar novamente na quarta, o que não ocorreu. Em nota divulgada pelo Sinttro, a entidade ainda afirmou que, durante a reunião, garantiu a manutenção dos trabalhos e que a PJF estudará uma saída legal para a categoria.

A reunião também contou com a participação de Rafael Santana, representante do Consórcio Via JF. De acordo com ele, em encontros com os trabalhadores, realizados na quarta (17) e na quinta-feira (18), foram esclarecidas todas as dúvidas e notícias falsas que circulavam sobre o novo sistema de bilhetagem e a função dos cobradores. Rafael ainda reiterou o compromisso da empresa com a manutenção dos empregos.

O Comitê Gestor do Transporte Coletivo apresentou a Via JF a proposta deliberada junto ao sindicato de manter os cobradores circulando aos domingos, até uma nova avaliação da situação. De acordo com a ata da reunião, a Via JF manifestou disposição em aceitar a proposta, considerando o impacto na escala de trabalho atual, a não interrupção do processo de qualificação e o compromisso com as alterações decorrentes da bilhetagem eletrônica.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X