Ônibus passam a circular sem cobrador aos domingos em Juiz de Fora

Consórcio Via JF afirma que não fará demissão em massa e que profissionais receberão capacitação para novas funções


Por Nayara Zanetti e Leticya Bernadete

11/05/2023 às 12h28- Atualizada 11/05/2023 às 20h11

Os ônibus do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora passarão a circular sem cobrador aos domingos. A mudança foi anunciada pelo Consórcio Via JF, responsável pelas linhas na cidade, na última quarta-feira (10), e terá início a partir deste fim de semana, no dia 14.

De acordo com a empresa, alguns cobradores já foram realocados para outras funções após participarem de um projeto de capacitação oferecido pelo consórcio. Por meio de nota, a Via JF ressalta que tem o compromisso de não efetuar desligamentos em massa e pretende manter as capacitações e treinamentos dos profissionais. No entanto, o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) afirmou à reportagem que não tinha conhecimento da decisão antes da divulgação da imprensa. 

Na noite desta quinta, o sindicato se reuniu com a empresa, e, por meio de nota enviada à Tribuna, o presidente do Sinttro, bem como o vice, Claudinei Janeiro, informaram que, no encontro, houve o questionamento sobre a questão de os ônibus circularem sem a presença do cobrador, sendo informados que tal medida faz parte do novo modelo do transporte urbano da cidade, proposto pela empresa. Além disso, o Consórcio Via JF teria firmado compromisso com a direção do Sinttro para que não houvesse demissões. Em um primeiro momento, conforme o sindicato, a não presença dos cobradores nos ônibus ocorre por conta da folga semanal obrigatória.

Já na reunião com a Prefeitura, a categoria informou que o assunto não foi mencionado, o que, ao olhar do sindicato, pareceu “estranho, pois o cobrador é fundamental para o funcionamento do sistema.” Conforme o Sinttro, a categoria aguarda um posicionamento da Administração municipal.

Questionada sobre a reunião com o Sinttro a respeito de os ônibus circularem sem cobradores aos domingos, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da PJF informou que não houve convocação de reunião com esta pauta, nem que havia sido informada sobre a questão. O encontro que ocorreu na tarde desta quinta teria sido uma reunião rotineira do Comitê Gestor, que já estava agendada.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.