UFJF oferece vacinação contra influenza no próximo sábado
As doses serão ministradas por meio de sistema drive thru, como foi realizado na primeira fase no local
Será realizada, no próximo sábado (23), nova etapa da vacinação contra a gripe influenza H1N1 no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As doses serão ministradas por meio de sistema drive thru, como foi realizado na primeira fase no local. A ideia é que as pessoas possam ser imunizadas sem sair do carro, reduzindo o risco de exposição ao coronavírus. A vacinação ocorrerá de 8h a 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação, próximo à cantina.
Desta vez, a campanha é destinada a pessoas com 60 anos ou mais; adultos entre 55 e 59 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; forças de segurança e salvamento; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Para se vacinarem, os interessados devem apresentar documento de identificação que comprove a necessidade da imunização, como carteira profissional, documento que comprove exercício da profissão, atestado ou declaração médica. Os imunizados receberão um adesivo com as informações sobre a dose para ser colado, posteriormente, no cartão de vacinação.
Orientações
As pessoas devem usar roupas que facilitem a aplicação da vacina. Além disso, é preciso que todos estejam utilizando máscaras. Aqueles que estiverem com algum quadro de síndrome gripal ou em quarentena indicada por médico não devem se vacinar no momento.
A vacinação é uma parceria entre a UFJF e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora. Na primeira fase, entre os dias 23 e 28 de março, a Universidade imunizou 6.782 pessoas por meio do sistema drive thru.
A vacina ofertada é a trivalente, que protege contra os três subtipos da influenza: H1N1, H3N2 e B. Ela é composta por vírus inativados, ou seja, mortos, e, por isso, é muito segura. A dose é contraindicada para pessoas que têm alergia grave a ovo de galinha. Essa vacina não imuniza contra a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.
Tópicos: coronavírus