Juiz de Fora registra quase 70 suspeitas de dengue em quatro dias
De acordo com novo boletim estadual, cidade já tem 749 possíveis casos da doença
Entre a última sexta-feira (16) e esta segunda (19), Juiz de Fora notificou 68 suspeitas de dengue, conforme aponta atualização do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika da Secretaria Estadual Saúde (SES-MG). Ao todo, a cidade já registra 749 casos suspeitos da doença e cinco de chikungunya. No último boletim, dado na quinta (15), Juiz de Fora apresentava 681 suspeitas de dengue.
Além disso, uma morte está sendo investigada em Juiz de Fora a fim de atestar ou descartar a possível causa por dengue. A informação foi confirmada na quinta-feira (15) pela Secretaria de Saúde da cidade, mas ainda não consta no boletim da SES, apesar de aparecer no Painel de Monitoramento de Casos do Ministério da Saúde.
Em Minas Gerais, ainda conforme o levantamento, foram registrados 218.265 casos prováveis de dengue, sendo que 75.310 já foram confirmados. Até então, no estado, há 19 óbitos pela doença confirmados e 122 em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram 25.522 casos prováveis em Minas, dos quais 16.907 foram confirmados, além de quatro óbitos comprovados e 14 em análise. O vírus zika, em Minas Gerais, tem 22 casos prováveis e nenhum óbito confirmado ou em investigação.
Mortes na região
Até o momento, em Barbacena, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de Juiz de Fora, tem um óbito por dengue foi confirmado. Segundo o documento da SES-MG, há uma morte suspeita pela doença em Cataguases. As suspeitas de óbitos em Piau, Tocantins e Ubá foram descartadas e não constam no boletim atualizado da pasta estadual.
*Andreza Araújo, estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel.