Córrego Humaitá segue com barro e lixo acumulado no Industrial após chuvas

Moradores relatam alagamentos no entorno do Córrego Humaitá e cobram ações preventivas


Por Tribuna de Minas

17/12/2025 às 10h29- Atualizada 17/12/2025 às 11h13

Dois dias após as fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora, o Córrego Humaitá, no Bairro Industrial, na Zona Norte, ainda apresenta acúmulo de barro e grande quantidade de lixo. A situação foi constatada pela Tribuna na manhã desta quarta-feira (17), durante visita ao local, a partir de relatos de moradores da região.

Segundo os moradores, durante o período de chuvas, o entorno do córrego chegou a ficar alagado, mas a água não invadiu as residências. O cenário, embora não tenha causado novos prejuízos imediatos, preocupa a comunidade, já que alagamentos que atingem as casas fazem parte do histórico da área e representam um dos principais temores da população.

De acordo com os relatos, equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) estiveram no local na terça-feira (16). No entanto, moradores afirmam que ainda permanecem resíduos e lama ao longo do curso d’água, o que pode agravar os riscos em caso de novas chuvas.

Além do acúmulo de sujeira, moradores do entorno do Córrego Humaitá informam que adotam medidas improvisadas para tentar proteger as residências, como manter móveis elevados e instalar barreiras para impedir a entrada da água durante temporais. Os relatos apontam ainda perdas frequentes, surgimento de animais peçonhentos em períodos de alagamento e danos estruturais aos imóveis.

A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que informou manter, desde terça-feira, uma equipe do Demlurb composta por oito servidores realizando o monitoramento da situação no Bairro Industrial, em razão dos relatos de acúmulo de barro e resíduos sólidos na região.

“O Demlurb atua de forma integrada, seguindo as orientações e coordenadas da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora. Até o momento, não houve o registro de ocorrências oficiais relacionadas à necessidade de intervenção emergencial no bairro”, cita a nota.

Ainda segundo a PJF, o departamento segue mobilizado em diversas frentes de trabalho, “com o objetivo de garantir o retorno da normalidade após as fortes chuvas registradas na última segunda-feira, priorizando as áreas mais impactadas e as demandas apontadas pelos órgãos de monitoramento e pela população”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.