Paulinho deverá receber doação de medula do próprio irmão
Atualizada às 17h50
A família do pequeno Paulinho, de 5 anos, que luta contra a leucemia e precisa de um transplante de medula, recebeu uma ótima notícia na última terça-feira (16): o irmão mais novo do garoto, Arthur, de 2 anos e 7 meses, é compatível e poderá realizar a doação da medula. O exame foi feito no dia 1º de junho, e o resultado saiu nesta terça. Conforme a mãe de Paulinho, Paula de Carvalho, serão feitos mais dois exames complementares para confirmar a compatibilidade entre os irmãos. O resultado deve sair em 15 dias. “A probabilidade de não se confirmar é muito pequena. Se confirmar e for constatada a remissão da doença, o Paulinho já será encaminhado para o transplante logo em seguida.”
O pai do garoto, Octavio Sampaio, acrescentou que ele está internado no Hospital Monte Sinai, onde passa pelo segundo bloco de quimioterapia. A expectativa é que ele receba ainda nesta quinta (18) a segunda dose, de um total de cinco. “Está tudo correndo bem, e os exames estão em níveis aceitáveis.” Ao final desta fase, se estiver bem, Paulinho pode ir para casa. No entanto, a intenção é levá-lo para São Paulo, onde a família pretende dar continuidade ao tratamento e realizar o transplante. Esta possibilidade atualmente é discutida com o plano de saúde.
Entenda o caso
[Relaciondas_post] O garoto foi diagnosticado com a doença em abril de 2013, quando tinha quase 3 anos de idade. A família ficou conhecida após o pai de Paulinho se vestir de super-herói para alegrar o filho. Em janeiro do ano passado, a doença havia sido eliminada, e o menino passava pela fase de manutenção. No início de maio deste ano, a doença retornou. Para aumentar suas chances de cura, familiares e amigos lançaram a campanha #JuntospeloPaulinho para incentivar as pessoas a doarem sangue e se cadastrarem no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). A campanha conseguiu alavancar o número de cadastros de doadores de medula óssea em Juiz de Fora.
Doação estimulada
Nesta quinta-feira a Santa Casa irá promover uma ação para estimular a doação de medula óssea entre os seus colaboradores. O evento acontece entre 8h e meio-dia, na Sala de Convivência da Instituição, onde estará presente uma equipe do Hemominas. O sangue coletado passará por testes de compatibilidade, e as informações serão incluídas no Redome.
Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos pode ser candidata a doadora de medula. Basta gozar de boa saúde e não apresentar doenças infeccionadas ou hematológicas.