Moradores realizam manifestação em frente à UBS de Santa Luzia

Entre as solicitações da população, está a ampliação da unidade e assistência de farmacêutico


Por Leticya Bernadete

16/09/2020 às 12h08- Atualizada 16/09/2020 às 12h14

manifestação ubs santa luzia
Populares fazem manifestação na UBS de Santa Luzia na manhã desta quarta (Foto: Ary Raposo/Divulgação)

Os moradores do Bairro Santa Luzia, Zona Sul de Juiz de Fora, representada pela associação de moradores e o Conselho Regional de Saúde, realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (16) em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) da região. O ato ocorreu como protesto pela falta de farmacêutico na unidade e pela transferência de um médico para outro posto de saúde, além da população solicitar, também, a ampliação da UBS.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Saúde da Zona Sul, Ary Raposo, a UBS de Santa Luzia segue sem oferecer medicamentos aos moradores há cerca de um ano, devido à falta de farmacêutico no local para fazer a distribuição dos mesmos. “Isso vem atrapalhando a população, que tem de se deslocar para outros pontos para pegar medicamento”, afirma.

Entre as pautas da manifestação, está também a transferência de um médico para o PAM-Marechal, o que teria deixado o atendimento desfalcado, e a ampliação da unidade de saúde, que já não comportaria pacientes de toda região. “Quando a UBS foi feita, era para atender 10 mil pessoas. Hoje, a população dobrou o número, então a unidade está acanhada para o atendimento.”

Contingência 

Em nota, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que a UBS de Santa Luzia conta com uma equipe médica composta por três médicos. Um profissional foi contratado, de forma temporária, a fim de atender as demandas provenientes da pandemia do coronavírus. “Neste momento, se fez necessária a transferência deste profissional para o PAM Marechal. A possibilidade de deslocar profissionais, de qualquer área de atuação, nesse período, é prevista em decreto municipal.”

Ainda conforme o texto, por meio de chamamentos realizados pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), a SS tem buscado a contratação de um farmacêutico, por meio de aprovação no Concurso Público de número 01/2016. “Tão logo a vaga for preenchida, o profissional será encaminhado para unidade.” Em relação à ampliação da UBS, a pasta informou que “já expediu a ordem de serviço para empresa responsável por realizar a reforma e ampliação”.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.