Hospital Regional segue sem licitação para retorno das obras

Governo abriu consulta pública no fim de maio, após primeiro processo licitatório não ter tido interessados


Por Sandra Zanella

15/08/2023 às 17h27- Atualizada 16/08/2023 às 12h01

hospital regional 2 divulgacao DER
Segundo o DER, diagnóstico é fundamental por tratar-se de obra parada há muito tempo (Foto: Divulgação/DER)

O processo licitatório para contratação de empresa que execute projeto de recuperação estrutural a fim de possibilitar o retorno das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora segue sem data definida. Após a primeira licitação ter ficado deserta, em 25 de maio o Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), abriu consulta pública para receber propostas de melhorias e alterações dos estudos sugeridos na contratação. Quatro contribuições chegaram a ser feitas, mas a licitação ainda não foi aberta.

Em nota, a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) informou que as quatro colaborações, enviadas por empresas e sindicato, estão sendo analisadas e serão parâmetro para a licitação de projetos de reforço estrutural e demais projetos de engenharia necessários para a retomada das obras do hospital. “Concluída esta etapa, será lançado, em setembro deste ano, novo processo licitatório para a contratação de empresa responsável pela elaboração de todos os projetos, com execução de 16 meses.” Após esse período, serão licitadas as obras de fato.

Na época, o DER afirmou que o projeto de recuperação estrutural é primordial para a continuidade das obras, pois fornecerá os conhecimentos técnicos necessários para a mesma ser concluída com segurança, já que a construção, iniciada em outubro de 2010, está parada desde fevereiro de 2017, com 71% de execução. Os estudos devem apontar quais tipos de reparos precisam ser feitos, os materiais a serem usados, o custo e o tempo necessário.

“Este diagnóstico é fundamental quando se trata de uma obra abandonada há algum tempo e que está sujeita a patologias e deterioração estrutural, como é o caso do Hospital Regional de Juiz de Fora. Ele vai nos apontar os danos existentes na edificação, mapear quais reparos precisam ser feitos antes da retomada da obra”, explicou na ocasião a diretora de Edificações do DER-MG, Débora do Carmo, por meio da assessoria.

O valor para elaboração do projeto é de R$ 1.077.691,92, e o prazo inicial para conclusão é de até oito meses. O Hospital Regional está em um terreno de 44.000 m², com área construída de 29.670 m², dividida em quatro blocos. A expectativa do Estado é oferecer 226 leitos, pronto-atendimento, salas de cirurgias, tratamentos emergenciais e outras atividades médicas.

Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.