Público da vacinação contra a influenza é ampliado a partir desta terça-feira

Doses vão ser distribuídas para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade; confira os pontos de vacinação


Por Tribuna

15/05/2023 às 12h07- Atualizada 15/05/2023 às 12h08

A partir desta terça-feira (16), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) amplia o público-alvo da campanha de vacinação contra a influenza para todos os indivíduos a partir dos seis meses de idade, assim como o Estado recomendou, na última semana, que fosse realizado. As doses vão ser distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, de 8h às 10h30 e entre 13h e 16h, e no Serviço Saúde do Idoso e Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente para públicos específicos e em diferentes horários.

O Serviço Saúde do Idoso vai aplicar os imunizantes para a população maior de 60 anos, das 8h às 12h. O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e do Adolescente (DSMGCA), por sua vez, oferece os imunizantes para as crianças de seis meses a menores de 18 anos, para as grávidas e puérperas, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

A vacinação contra o vírus da gripe ajuda na prevenção da doença, na redução dos sintomas e no surgimento de complicações que podem até levar ao óbito, gerando também sobrecarga no sistema de saúde.

O imunizante oferecido é trivalente, sendo capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A vacina contra a influenza pode ser recebida no mesmo dia que os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.

Imuniza JF

Neste sábado (20) a PJF promove o “Imuniza JF”, que tem como objetivo oferecer a oportunidade de vacinação para a população que não consegue receber os imunizantes nos dias de semana. As doses vão estar disponíveis nas 55 UBSs das Zonas Rural e Urbana e no Centro de Vigilância em Saúde, que aplicam os imunizantes das campanhas em andamento para todos os públicos, das 8h às 16h.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.