Incêndio destrói restaurante Salvaterra no Alto dos Passos e afeta serviços na Zona Sul
Bombeiros atuaram no combate às chamas por cerca de uma hora; cerca de 450 residências estão sem energia
Um incêndio no restaurante Salvaterra, localizado no Bairro Alto dos Passos, Zona Sul de Juiz de Fora, mobilizou o Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (14). Os militares compareceram ao estabelecimento comercial, situado na Rua Dom Viçoso, e combateram as chamas por cerca de uma hora. A causa do incêndio, segundo a corporação, segue sendo investigada.
Entretanto, conforme apuração da Tribuna, moradores do bairro escutaram uma explosão por volta das 8h. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo tomou toda a parte interna da edificação, sendo necessário um combate intenso às chamas. Foram utilizados aproximadamente 15 mil litros de água na operação, que contou com o apoio de dois caminhões do Corpo de Bombeiros e três caminhões-pipa da Prefeitura.
Ao todo, 13 militares estiveram diretamente empenhados na ocorrência. Também estiveram no local técnicos da Companhia de Prevenção do CBMMG, que realizaram vistoria quanto à documentação de segurança da edificação. A Perícia Técnica da Polícia Civil também foi acionada, e o perito comparecerá ao local para apuração das causas do incêndio.
A Prefeitura de Juiz de Fora afirmou, em nota enviada à Tribuna, que a Defesa Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiro para vistoriar o imóvel onde ocorreu o incêndio. A informação é que o local foi temporariamente interditado devido aos danos estruturais, e será liberado somente após os reparos realizados por um profissional habilitado. “A Defesa Civil continua monitorando o local pelos próximos três dias, tempo suficiente para o esfriamento da estrutura. Além do imóvel que foi incendiado, a loja imediatamente ao lado, situada na Rua Severiano Sarmento, que estava desocupada, foi interditada de maneira preventiva”, declarou.
A Tribuna também esteve no local e constatou que as chamas atingiram os dois andares do local, além da fiação aérea da rua. O estabelecimento ficou destruído, e os militares também fizeram a retirada de objetos e móveis queimados do local, para facilitar o trabalho de combate às chamas.
Uma escola na região precisou suspender as aulas nesta manhã, por conta da quantidade de fumaça e da ausência de internet. Outros moradores também relataram falta de energia elétrica. Em nota, a Cemig informou que cerca de 450 clientes estavam sem o fornecimento de energia, mas que as equipes da companhia estavam atuando no local para o reparo da fiação, com previsão de término do serviço e restabelecimento total da energia no fim da tarde de quarta-feira.
A fiscalização de trânsito da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também esteve no local para indicar o desvio do tráfego nas vias próximas do estabelecimento.
Em postagem publicada pelo perfil do restaurante Salvaterra no Instagram no início da tarde, o estabelecimento afirmou que o incêndio causou grandes danos à estrutura, porém não há vítimas com ferimentos. Segundo a publicação, o “impacto emocional e material foi imenso”, e “com fé e coragem” o restaurante buscará se reerguer.