Operação prende suspeitos de homicídio ligado à disputa entre facções em Juiz de Fora

Prisões ocorrem após Operação Fogo Cruzado, que apreendeu drogas e dinheiro


Por Pâmela Costa

13/11/2025 às 13h11

Três homens, com idades entre 25 e 31 anos, foram presos pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) na manhã desta quinta-feira (13), suspeitos de envolvimento no assassinato de um homem de 26 anos no Bairro Bonfim, na Zona Leste de Juiz de Fora, ocorrido em junho deste ano. A investigação, conduzida pela Delegacia Especializada de Homicídios, apontou que o crime foi motivado pela rivalidade entre facções criminosas de origem paulista e carioca.

O assassinato aconteceu na noite de 13 de junho, quando os suspeitos, identificados como integrantes da facção Comando Vermelho (CV), abordaram as vítimas em um carro e dispararam diversas vezes contra dois homens. Após o crime, o trio fugiu, abandonando o veículo, que havia sido roubado no Rio de Janeiro, no Bairro Linhares.

Uma das vítimas foi atingida por 15 tiros e morreu no local, enquanto a outra sobreviveu, apesar dos ferimentos. De acordo com a delegada Camila Miller, responsável pela investigação, os suspeitos acreditavam que as vítimas, que mantinham contato com membros que poderiam integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção rival do CV, faziam parte do grupo paulista. A partir dessa suspeita, foi aberta uma investigação, que culminou na Operação Fogo Cruzado, com a expedição de mandados de busca, apreensão e prisão.

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu dois tabletes de crack, pesando cerca de um quilo cada, além de 250 gramas da droga e aproximadamente 2,8 mil pedras prontas para comercialização. Também foram recolhidos uma porção de maconha, cinco balanças de precisão, quatro celulares, um carro, uma motocicleta e R$ 2,8 mil em dinheiro.

Os suspeitos foram indiciados por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, organização criminosa e tráfico de drogas. O homem de 25 anos já estava preso por outro crime, enquanto o de 31 anos foi detido no bairro Santa Terezinha, na região Nordeste, e o de 26 anos foi preso no próprio Bairro Bonfim, onde o crime ocorreu. Mandados de prisão também foram cumpridos nos bairros Grajau, Alto Grajaú, Nossa Senhora Aparecida e Vitorino Braga.

Combate ao crime organizado 

A Polícia Civil informou em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (13) que tem intensificado suas ações para combater as facções criminosas na Zona da Mata, focando no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e na investigação de homicídios, como forma de enfrentar a criminalidade violenta e a expansão das organizações criminosas. “É evidente a ligação entre o tráfico de drogas e as facções, como demonstram as investigações sobre a vida pregressa dos suspeitos e os elementos relacionados ao homicídio”, afirmou o delegado regional Bruno Wink.

Ele destacou que a operação desta quinta-feira integra um conjunto de ações estratégicas da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado, que devem ser intensificadas em 2025. Segundo Wink, a expectativa é que o número de operações aumente entre 15% e 20% em comparação a 2024, ano considerado positivo em termos de resultados.

Tópicos: polícia civil

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.