Estudo coloca JF entre as 100 melhores cidades para aposentados; veja o ranking

Levantamento coloca na lista outras cidades da região


Por Tribuna

13/11/2024 às 17h48

idosos by freepik
(Foto: Freepik)

Um estudo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), realizado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em 2023, colocou Juiz de Fora entre as cem melhores cidades para se viver após a aposentadoria. O levantamento também aponta Barbacena e Muriaé no top-100.

O ranking do IDL considera os aspectos econômico e socioambiental, além da saúde, como fatores para listar as cidades. O índice conta com 50 indicadores, distribuídos em sete variáveis, e foram avaliados 876 municípios. Os dados levados em consideração foram coletados de órgãos públicos como INSS, IBGE e Ministério da Saúde.

O levantamento foi liderado por São Caetano do Sul (SP), cidade que é seguida por Vitória (ES) e Santos (SP) no pódio. A primeira cidade mineira a aparecer no levantamento é Belo Horizonte, na 12ª posição. Barbacena é a 62ª colocada no estudo, enquanto Juiz de Fora é a 82ª e Muriaé, a 89ª.

Confira o top-10 das melhores cidades brasileiras para aposentados

  1. São Caetano do Sul (SP)
  2. Vitória (ES)
  3. Santos (SP)
  4. Florianópolis (SC)
  5. Curitiba (PR)
  6. Botucatu (SP)
  7. Jundiaí (SP)
  8. Balneário Camboriú
  9. Londrina
  10. Marília

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.