Departamento do Idoso terá vacinação contra Covid-19 neste sábado

Aplicação das doses será realizada das 9h às 13h com aplicação da primeira e da segunda dose, além do reforço


Por Tribuna

12/11/2021 às 18h22- Atualizada 12/11/2021 às 22h34

Neste sábado (13), a vacinação contra Covid-19 vai acontecer exclusivamente no Departamento do Idoso (DSI), das 19h às 13h. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A primeira dose poderá ser recebida por todos aqueles com mais de 12 anos que, por algum motivo, ainda não foram vacinados. Também serão aplicadas as doses de reforço e segundas doses na população apta a receber. O DSI funciona na Rua Batista de Oliveira, 943, no Bairro Granbery.

Em função do feriado de Proclamação da República, o atendimento será interrompido na segunda-feira (15) e retomado na terça.

Segunda dose

A segunda dose da Astrazeneca segue a data do cartão de vacinação, portanto, aqueles que estão previstos para receber o imunizante no dia 13, ou data anterior, podem se dirigir ao DSI.

Recebe a segunda dose da Pfizer aqueles que tomaram a primeira dose até o dia 18 de setembro. Isso ocorre devido à mudança de aprazamento, intervalo entre uma dose e outra, para 12 semanas, definido pelo Ministério da Saúde. Já a segunda dose da Coronavac está sendo aplicada normalmente, conforme data estipulada no cartão de vacina.

Dose de reforço

Poderão receber a dose de reforço trabalhadores da saúde de 18 anos ou mais e idosos a partir de 60 anos que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber a dose de reforço.

O que levar

Para receber a dose de reforço, a PJF ressalta que é obrigatório levar os documentos indicados no site. Os trabalhadores de saúde, devem apresentar, nos casos em que há vínculo ativo nos serviços de saúde, o termo de responsabilidade da instituição e do profissional e a cópia dos documentos pessoais.

Já o trabalhador autônomo deve apresentar o termo de responsabilidade autônomo e profissional, os documentos pessoais e um documento ou certificado que comprove estar atualmente em atividade. O cuidador de idoso, por sua vez, deve levar a documentação geral e o termo de responsabilidade familiar e profissional, juntamente com a cópia dos documentos. O profissional deverá imprimir o termo, preencher, solicitar assinatura e carimbo da instituição à qual está vinculado e/ou família contratante, no caso dos cuidadores de idosos.

Os idosos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação .

Primeira e segunda doses

Os indivíduos que vão receber a primeira dose do imunizante devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto, CPF (caso o número do mesmo não conste na identidade), ficha de vacinação preenchida e comprovante de residência. Os adolescentes que não tiverem estes documentos devem levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência.

As demais pessoas que vão receber a segunda dose precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto,

Também há a necessidade de todos que vão ser vacinados levarem o formulário impresso da ficha de vacinação, cujo modelo está disponível no site da PJF.

Tópicos: coronavírus / vacina

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.