Procon promove palestras gratuitas sobre segurança nas compras on-line e direitos do consumidor

Eventos ocorrem neste mês e buscam conscientizar a população sobre fraudes e responsabilidades em aquisições virtuais


Por Tribuna

12/02/2025 às 09h33

A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora promoverá duas palestras voltadas para a segurança nas compras on-line e os direitos do consumidor. Os eventos acontecem nos dias 18 e 21 de fevereiro, no auditório do Procon, localizado na Avenida Itamar Franco, 992, Centro. As inscrições são gratuitas e limitadas a 50 vagas por palestra, podendo ser feitas por meio do formulário on-line. Ao final da programação, os participantes receberão certificado.

Temas das palestras do Procon

No dia 18 de fevereiro, das 15h às 16h, será realizada a palestra “Ofertas Enganosas em Compras On-line: como evitar fraudes?”, ministrada pelo especialista em Direito Processual Civil, Guilherme Giovanoni. O papo vai destacar os principais crimes virtuais, seus impactos financeiros e emocionais, além de estratégias para prevenção e proteção contra golpes.

Já no dia 21 de fevereiro, das 14h30 às 15h30, ocorre a palestra “Compras em Lojas Virtuais e Marketplaces: quem é o responsável?”, conduzida por Vinicius Rodrigues, pós-graduando em Direito do Consumidor. A apresentação esclarecerá as responsabilidades nas compras virtuais, os direitos do consumidor e os riscos desse tipo de transação, incluindo o direito de arrependimento.

A iniciativa faz parte das ações em comemoração ao Dia da Internet Segura, celebrado na última terça-feira (11), e busca conscientizar a população sobre o uso responsável da internet, além de alertar para os riscos de golpes e vazamento de dados. Em caso de dúvidas o telefone (32) 2104-8702 pode ser contatado.

Procon notifica Phormar
(Foto: Divulgação/PJF)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.