Cancela de linha férrea atinge ônibus na Zona Norte

Incidente aconteceu em passagem de nível do Bairro Fábrica, na Zona Norte


Por Bernardo Marchiori*

11/12/2024 às 17h14

Ônibus fica preso em cancela da linha férrea na Zona Norte
(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Um incidente envolvendo um ônibus nas proximidades da linha férrea assustou os passageiros na manhã desta terça-feira (11). No momento em que o coletivo da linha 709 (Jóquei Clube) passava pela passagem de nível, a cancela desceu e atingiu a parte superior do coletivo. A ocorrência aconteceu na Rua Tereza Cristina, no Bairro Fábrica, na Zona Norte de Juiz de Fora, e não houve feridos.

Em nota, o Consórcio Via JF afirma que o ônibus trafegava no sentido bairro/Centro. De acordo com o relato do motorista, ao se aproximar da cancela da linha férrea, ela ainda não havia iniciado o movimento de descida. Ao se aproximar um pouco mais, ele percebeu que a cancela já havia abaixado sobre o veículo e, imediatamente, parou o ônibus.

A empresa afirma que as imagens de monitoramento do veículo foram analisadas e confirmaram que não existem sinais de colisão ou falhas durante a manobra. Além disso, ressalta que o condutor estava plenamente atento ao seu trabalho, dentro do limite de velocidade permitido para a via, e que irá realizar uma avaliação mais detalhada no local para avaliar a passagem e para que situações semelhantes não voltem a acontecer.

Também por meio de nota, a MRS Logística lamentou o incidente ocorrido. A empresa informou que o local conta com cancela, aviso sonoro e outros dispositivos de sinalização, e que todos estavam em funcionamento no momento do ocorrido. “O maquinista seguiu todos os procedimentos de segurança, no entanto, o ônibus estava além do limite da passagem em nível, em desacordo com o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, que estabelece que o motorista deve parar o veículo antes de atravessar a linha férrea”, completa.

*Sob supervisão do editor Gabriel Silva

Tópicos: trem / Zona Norte

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.