Evento para celebrar Setembro Surdo acontece neste sábado

Programação em Juiz de Fora conta com palestras e oficinas


Por Bernardo Marchiori*

11/09/2024 às 18h43

Um evento para celebrar o Setembro Surdo irá acontecer no próximo sábado (14), no auditório da Cúria Metropolitana de Juiz de Fora, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 4516, Bairro Alto dos Passos. O encontro é organizado pela Pastoral do Surdo Monsenhor Vicente de Paulo Penido Burnier, em conjunto com o Espaço Pedagógico Mãos em Movimento.

A coordenadora Flora Maria Teixeira Alves destaca que o principal objetivo do evento é não deixar a data e a origem dela serem esquecidas. Além disso, a ideia é ressaltar a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais pelos ouvintes, para que seja possível incluir, de fato, essa parcela tão representativa de surdos e deficientes auditivos que existem em Juiz de Fora, pontua.

A programação em Juiz de Fora conta com palestras ministradas por convidados não apenas da região, mas também de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Flora explica que os palestrantes, em sua maioria, são surdos, a fim de destacar a luta da comunidade ao longo da história – principalmente na educação. Além disso, serão ofertadas, ao longo do dia, quatro oficinas: Práticas de contextualização de verbos em Libras, Estratégias de performances de Slam em Línguas de Sinais, Guia-interpretação: Atuação do profissional Surdo e Arte Surda. Ao fim dos trabalhos, serão entregues certificados.

Para participar, basta realizar a inscrição através de formulário on-line. Para ouvintes, o valor é de R$ 100, enquanto para surdos é de R$ 30.

*sob supervisão da editora Fabíola Costa.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.