Estudante encontra larva na comida do Restaurante Universitário da UFJF
Inseto estava na berinjela; Universidade afirmou que funcionários vão passar por nova capacitação de manuseio dos alimentos
Estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) encontraram uma larva enquanto almoçavam no Restaurante Universitário (RU) da instituição nesta quarta-feira (10). O inseto estava na berinjela, uma das opções de guarnição oferecidas no dia. Os alunos fotografaram o ocorrido e fizeram uma postagem no Twitter.

A Tribuna entrou em contato com a autora do post, uma estudante do curso de Rádio TV e Internet (RTVI) da UFJF, que preferiu não ter o nome identificado. De acordo com ela, a larva foi encontrada no prato de uma amiga. “A gente não tinha nem começado a comer quando ela parou, analisou e ficou em silêncio. A gente já esperava ser algo do tipo, porque já soubemos de outros casos de larvas e outras coisas que foram encontradas na comida (do RU).” A estudante afirmou que todos que tinham se servido de berinjela jogaram o vegetal fora e continuaram comendo o restante da comida. “Ou era isso, ou ficar sem almoçar. Mas a gente ficou bem enojado com a situação.”
A aluna conta que, através do post no Twitter, o Diretório Central de Estudantes (DCE) entrou em contato, enviando um formulário onde ela poderia prestar reclamação formal à Universidade. Por parte da UFJF, ela afirma que não teve resposta.
Em nota enviada à reportagem, a Universidade afirmou que, após ver a postagem nas redes sociais, notificou a empresa e solicitou providências imediatas. Diante do contexto, a fornecedora teria preparado uma nova capacitação de manuseio dos alimentos para os funcionários alocados no RU.
A UFJF disse ainda que tem como política de assistência a atenção e o zelo com toda a comunidade acadêmica, o que engloba os usuários do Restaurante Universitário. “Atualmente, o RU serve, em média, oito mil refeições por dia, e a Universidade tem como preocupação a forma com a qual os alimentos são manuseados e preparados, por isso há o acompanhamento de profissionais de nutrição, a realização de amostragens de qualidade das refeições e capacitações constantes para os funcionários que atuam no local.”
Por fim, a Universidade destacou que os usuários podem fazer elogios, críticas e apresentar sugestões de melhorias no próprio restaurante, onde há espaços para que a comunidade apresente tais observações de forma anônima.