Postos de vacinação contra gripe estarão abertos neste sábado em JF
Objetivo é aumentar cobertura do público-alvo da imunização. Ao todo, 68 unidades estarão disponíveis para a população
Todos os postos de saúde de Juiz de Fora e outras cinco unidades de saúde estarão abertas neste sábado (12) para realizar o “Dia D de Imunização contra a gripe”. A ação faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e tem como objetivo vacinar o grupo prioritário de imunização contra a doença. Além das 63 UBSs, o PAM-Marechal e os departamentos de saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso também estarão abertos das 8h às 17h. A campanha contará ainda com dois pontos extras, localizados no Santa Cruz Shopping, no Centro, e na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no Bairro Bairu, Zona Leste.
Devem se vacinar crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, idosos com mais de 60 anos, professores, trabalhadores de saúde, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, com prescrição médica. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 90% deste público, que, em Juiz de Fora, é composto de 112.935 pessoas. Na última semana, a Secretaria de Saúde divulgou que já alcançou 31,5% do público-alvo em Juiz de Fora, com 40.894 pessoas vacinadas. Ainda conforme dados da pasta, os idosos foram as pessoas que mais procuraram as doses, enquanto as crianças representam o grupo que menos recebeu a vacina desde o início da campanha, no dia 23 de abril.
A doença
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com elevado potencial de transmissão. Os sintomas são febre, dor muscular, dor de cabeça e tosse seca. A infecção geralmente possui evolução por um período limitado de tempo, de um a quatro dias, podendo apresentar-se de forma mais grave. O vírus é transmitido a partir de excreções liberadas por pessoas contaminadas, ao tossir ou espirrar, ou através de contato com mãos e superfícies contaminadas.
Na rede pública, são vacinadas as pessoas pertencentes ao grupo prioritário porque elas representam o público mais propenso à contaminação, por apresentarem imunidade reduzida ou por trabalharem com grupo de pessoas com esta característica, estando mais expostas ao risco de morte em decorrência da doença. Conforme último informe epidemiológico da gripe, divulgado no dia 24 de abril, 21 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pela gripe já foram confirmados no Estado, sendo um deles em Juiz de Fora.