X-Lab divulga ‘jogo sustentável’ para crianças e adolescentes em JF
Game “Primavera X” estimula criação de lideranças comunitárias e projetos de preservação ambiental
A preservação de nascentes, riachos, açudes e lagoas é uma missão de todos os cidadãos, inclusive dos mais jovens. Durante setembro e outubro, acontece a Primavera X, jogo que estimulará crianças e adolescentes a pensarem em projetos de cuidado com as águas. O game ocorrerá em âmbito nacional, promovido pela organização sem fins lucrativos Livelab e, em Juiz de Fora, conta com o apoio do X-Lab, grupo que desenvolve ações de cunho social no município.
A Primavera X acontece após a 5ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, ocorrida em junho de 2018, quando o tema ”Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas” mobilizou diversos jovens a pensarem sobre a preservação ambiental.
Durante a conferência, a Primavera X foi desenvolvida como maneira de dar continuidade aos jogos sustentáveis, incentivando pessoas de todo o Brasil a criarem equipes e escolherem problemáticas dentro de suas próprias comunidades. Os trabalhos são divididos por missões dentro da rede social do projeto, portal em que os desafios são compartilhados, e é possível acompanhar todas as etapas do processo.
O modelo de funcionamento da primeira edição será mantido na competição de 2019. Durante setembro e outubro, seis missões serão reveladas periodicamente no site da Primavera X. A primeira delas já foi divulgada: é “O chamado”, em que professores, educadores e apoiadores do projeto divulgam o vídeo-chamado e convocam os jovens para a gincana. “A primeira missão é formar equipe. Depois, vão conhecer algum rio ou açude que tenha na região. Eles vão ter contato com especialistas da área, e a última etapa é um mutirão para cuidar daquele manancial”, explica o membro do X-Lab Sérgio Mayrink.
Inscrições
As inscrições gratuitas ocorrem no portal do projeto até o dia 19 de setembro. Em âmbito nacional, os colaboradores procuram apoio de órgãos e entidades governamentais e instituições de ensino para a convocação de participantes em larga escala. No entanto, inscrições de grupos independentes também estão disponíveis no site.
Parceria entre Livelab e X-Lab
Já tradicional em Juiz de Fora, a organização não-governamental X-Lab Juiz de Fora é um projeto criado por oito universitários da UFJF que se inspiraram em um trabalho iniciado em Florianópolis (SC) e “importaram” a iniciativa para a cidade. A conversação dos organizadores com trabalhos de outros estados também dá a tônica da parceria com o Livelab.
De acordo com Sérgio Mayrink, a colaboração do projeto juiz-forano com o de São Paulo se deu sobretudo pelos objetivos em comum dos dois trabalhos. “Nosso foco aqui em Juiz de Fora é de mutirão de reforma a instituições sociais, mas a gente está em contato constante com o pessoal de São Paulo, que desenvolveu o game e acaba dando uma mentoria para a gente”, explica. Até o início da competição, o X-Lab segue com o objetivo de reverberar a ideia.