Dupla é autuada em mais de R$ 1 milhão por incêndio em área equivalente a quase 200 campos de futebol

Queimada aconteceu no Bairro Igrejinha na semana passada, atingindo área de preservação. Segundo PMMA, autores são moradores do região e teriam colocado fogo para limpar um lote


Por Pedro Moysés

09/09/2024 às 17h37- Atualizada 09/09/2024 às 17h56

Dois homens, de 54 e 40 anos, foram multados em 574.312,56 cada por provocarem o incêndio no Bairro Igrejinha, Zona Norte de Juiz de Fora, registrado última quarta-feira (4). Juntos, os dois autos de infração somam R$ 1.148.625,12. Além disso, os autores também vão responder por crime ambiental por “provocar incêndio em mata ou floresta”, segundo o artigo 41 da lei 9605 de 1998 com penas que podem chegar a 4 anos de reclusão. Segundo informações da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), os autores são moradores da região e teriam iniciado o fogo na tentativa de limpar um lote.

Ainda segundo a corporação, a área queimada totaliza  1.991.652m² o equivalente a 199 hectares, ou a 199 campos de futebol. A medição da extensão territorial foi realizada pela PMMA no dia seguinte à queimada, por meio de um drone, análise de imagens de satélite e utilização de softwares de informações geográficas. No dia anterior, o balanço do Corpo de Bombeiros havia indicado uma área queimada de 10 hectares. O uso dos equipamentos, entretanto, permitiu a análise precisa pelos militares.

IncendioNexa-PMMA4 IncendioNexa-PMMA3 IncendioNexa-PMMA2 IncendioNexa-PMMA1
<
>
(Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente)

Área queimada

Dos quase 200 hectares, foi constatado que 167 mil m² são de área de preservação permanente que contém nascentes, áreas brejosas e cursos d’água; 300 mil m² de floresta estacional semidecidual secundária de mata nativa -, um tipo de formação vegetal que se caracteriza por estar presente em ambientes com duas estações climáticas distintas; 250 mil m² de floresta plantada composta de eucaliptos e aproximadamente 1.273 mil m² de vegetação rasteira composta, predominantemente por brachiaria também foram atingidas pelo incêndio.

O fogo teve início na tarde da última quarta-feira (4), nas proximidades da empresa Nexa, localizada na BR-267, no número 970, Bairro Igrejinha, na Zona Norte de Juiz de Fora. O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar o fogo e, com uma primeira equipe de combate chegando ao local por volta de meio-dia, o combate se estendeu até às 22h. 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.