Frente fria provoca instabilidade e chuva em Juiz de Fora

Conforme Inmet, precipitações devem permanecer, pelo menos, até a próxima quinta-feira


Por Vívia Lima

08/10/2019 às 19h50- Atualizada 09/10/2019 às 10h11

Os juiz-foranos deverão estar com o guarda-chuva na bolsa. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições são favoráveis ao tempo instável em parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata mineira. A atuação e intensificação de áreas de instabilidade atmosféricas que cobrem o Brasil e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral fluminense traz aumento de nebulosidade para a região. Em Juiz de Fora, as mudanças nas condições meteorológicas começaram a ser observadas a partir da tarde desta terça-feira (8). No início da noite, pancadas de chuva eram registradas em pontos isolados da cidade. Por volta das 19h, era forte a precipitação que atingia algumas vias centrais, como a Avenida Itamar Franco. Segundo pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, entre 18 e 20h, o acumulado de chuva na universidade foi de 28,8 milímetros.

A situação deve persistir, pelo menos, até a próxima quinta-feira, com céu encoberto e possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As condições apontam queda nas temperaturas nestes dois dias, e os termômetros não devem ultrapassar os 20 graus. Nesta terça, a mínima registrada na cidade foi de 17,2 graus e a máxima de 29,4 graus.

Alertas via SMS

Um alerta emitido pela Defesa Civil nacional via SMS, na tarde desta terça, apontava a possibilidades de tempestades severas, granizo, vendaval, raios e chuva intensa na Zona da Mata. Entretanto, até por volta das 19h, não havia registros de nenhuma destas ocorrências em Juiz de Fora.

Desde 2017, o órgão encaminha mensagens de alerta a telefones celulares por meio de mensagens de texto. Para receber as notificações, o morador pode enviar o número de seu CEP para o telefone 40199, por mensagem gratuita, e solicitar sua adesão. Desde o fim de setembro, os assinantes de TV por assinatura de alguns estados, incluindo parte de Minas Gerais, também começaram a receber tal tipo de alerta. São enviadas mensagens em caso de desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros. Este envio de mensagens já está disponível para alguns usuários e até o final do ano, estará implantado em todo o país.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.