ONG capta doações para associações de catadores de JF

Engenheiros sem Fronteiras pretende destinar recursos para melhorias no galpão da Apares


Por Marcos Araújo

07/11/2021 às 07h00

Com o objetivo de captar doações para associações de catadores, a organização não governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Juiz de Fora dá prosseguimento às ações previstas no acordo de cooperação feito com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), assinado em junho deste ano.

catadores
A presidente da Associação de Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora, Flávia Helena Dias da Silva, destaca que ações que beneficiam a entidade também são favoráveis a quem ajuda (Foto: Marcelo Ribeiro/Arquivo TM)

Inicialmente, os recursos arrecadados serão aplicados em ações de melhorias no galpão da Associação de Catadores de Papel e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), localizada na Rua Doutor Lafaiete Loures, no Centro. De acordo com a diretora-geral do ESF, Fernanda Camargo Salles, o projeto tem como meta melhorar as condições de circulação e uso da Apares, especialmente para os colaboradores da instituição. Segundo ela, durante as visitas realizadas no local, foram identificados problemas estruturais nos banheiros e nas calhas, além de falhas em instalações hidráulicas, que geram prejuízo aos catadores.

A presidente da Apares, Flávia Helena Dias da Silva, disse que faz parte da associação desde quando ela foi criada, há 21 anos. Ela espera que “essa ação traga resultados. Toda e qualquer parceria que traz benefícios para as associações é boa para os trabalhadores e também para quem está ajudando”.

Conforme o Demlurb, atualmente, a Apares conta com 18 profissionais que vivem dos recursos obtidos através da coleta e da venda de materiais recicláveis em Juiz de Fora. A parceria entre o Demlurb e o ESF busca oferecer auxílio técnico e operacional para a solução de demandas estruturais através de projetos que se enquadrem no objetivo principal da ONG, que é o de “tornar a engenharia mais popular”. A iniciativa tem como público-alvo os servidores do Demlurb e os catadores de materiais recicláveis associados que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Informações sobre como contribuir com doações podem ser obtidas através do site do Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Juiz de Fora (https://jf.esf.org.br).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.