UFJF tem 3 cursos entre os dez melhores


Por Nathália Carvalho

07/10/2013 às 20h37

2953334616

Três cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), um das Faculdades Integradas Vianna Júnior e um da Faculdade Juiz de Fora (FJF) alcançaram conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2012. Administração, direito e jornalismo da instituição federal tiveram nota 5 na prova e estão entre os dez mais bem avaliados em cada área. Economia e psicologia da federal tiveram nota 4, e turismo conceito 3. O resultado, divulgado nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC), refere-se à prova realizada em novembro do ano passado por estudantes dos últimos períodos dos cursos. Entre os avaliados em instituições públicas de ensino superior, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória, 17% atingiram nota máxima; 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3.

O conceito é apresentado em cinco categorias, sendo que 1 é o mais baixo e 5 é o melhor possível na área. O objetivo do exame é avaliar o rendimento dos estudantes em relação a conteúdo de ensino, habilidades e competências. O Enade funciona em ciclos e avalia estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. No total, foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições. Neste ano, o exame avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social, e será realizado no dia 24 de novembro.

O melhor resultado da UFJF foi do curso de direito, que ficou em 7º lugar entre os 951 avaliados. Para o diretor Marcos Vinício Chein, o desempenho dos alunos é reflexo de uma série de investimentos que estão sendo realizados na faculdade desde 2006, na capacitação de professores, na qualificação de recursos humanos e também pela dedicação dos alunos. "O nosso objetivo é dotar o estudante de habilidades e competências, para que ele aprenda a lidar com conteúdos diferentes e seja capaz de aprender por si próprio." Em 9º lugar geral entre os mais de 1.500 cursos participantes, "a Faculdade de Administração levou mais de cem alunos para a prova, enquanto outras instituições foram representadas por cinco estudantes", comenta o diretor Marcus David. Para ele, o mérito da faculdade é conseguir conciliar a formação acadêmica com o preparo para o mercado de trabalho. "Esse resultado faz efeito, eleva o nome da instituição e faz com que os alunos tenham maior aceitação no mercado."

A diretora da Faculdade de Comunicação, que conquistou o 10º melhor desempenho, Marise Mendes, lembra a questão da mudança curricular bem como a consolidação da pós-graduação na área de comunicação como importantes fatores para o bom resultado. "Mesmo ainda não tendo implantado o novo modelo de curso, conforme planejado, estamos trabalhando com pesquisas mais atuais e incremento de estudos, que contribuem para o aprimoramento do curso."

Além da UFJF, os cursos de administração de duas instituições particulares também conquistaram a maior pontuação. "É a ratificação de dez anos de trabalho árduo da instituição e da qualidade do ensino. Um grande esforço de nossos alunos, que trabalham durante o dia e estudam a noite", comenta a diretora da FJF, Jussara Martins. Já o coordenador do curso de administração do Vianna, Flávio Galone, comemora a segunda nota máxima consecutiva da faculdade. "O curso é referência, e estamos satisfeitos com o resultado da economia que, por décimos, não atingiu a nota máxima."

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.