Juiz de Fora tem mais uma morte por Covid-19
Também foram contabilizados mais 109 casos confirmados da doença
Juiz de Fora atingiu o número de 122 óbitos por Covid-19, nesta sexta-feira (7), conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Prefeitura. O total foi alcançado com o registro da morte de um homem, de 52 anos, nesta sexta. Como comorbidades, a vítima apresentava Diabetes Mellitus (DM), Doença Cardiovascular Crônica (DCC) e obesidade.
Com as atualizações, o município teve mais 109 novos casos confirmados, nas últimas 24 horas, totalizando 3.893 pessoas infectadas pelo coronavírus. No que se referem a casos suspeitos, a cidade tem mais 148 registros, contabilizando 13.705. Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
128 hospitalizações
Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que até por volta das 18h30, desta sexta-feira, a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 71,02%. Do total de 283 leitos existentes, 201 estavam ocupados. Destes, 55 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice subia para 72,13%.
Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 55,86% estavam preenchidos. Ou seja, dos 1.382 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 772 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 73 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19. Em sua totalidade, a cidade tinha 128 casos de hospitalização devido ao coronavírus.
O painel gerencial também apontava que a taxa de isolamento social, na cidade, nos últimos sete dias, estava em 50,18%.
Prefeitura recebeu cerca de 4 mil resultados de testes da UFJF
A Prefeitura divulgou, também nesta sexta, que o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea) recebeu mais 291 exames de Covid-19 entre 30 de julho e 6 agosto, totalizando 3.934. Desses, 1.188 atestaram positivo, o que corresponde a mais 69 no mesmo período. Os resultados são das amostras analisadas pelos laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da UFJF. Desde abril, vigora parceria entre as instituições, com o credenciamento dos laboratórios para realização dos testes, após inspeção da Vigilância Sanitária.
O exame, gratuito, é destinado a profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de sintomas; todos os pacientes internados em “leitos Covid”, pactuados com o Município, e os atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade, ou seja, pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.
Os testes também são direcionados a servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social que prestam atendimento direto à população.
Tópicos: coronavírus