Árvores em floração colorem ruas de Juiz de Fora

Bougainvilles e quaresmeiras, que se espalham por boa parte da cidade, chamam a atenção pelo grande volume de flores


Por Renan Ribeiro

07/03/2019 às 18h53

arvores floridas em JF by marcelo ribeiro 7
Mesmo em pleno verão, colorido das flores tem chamado a atenção na cidade (Foto: Marcelo Ribeiro)

Embora a relação entre a presença de flores e a primavera seja forte no nosso imaginário, não é preciso esperar os últimos dias de verão e mais o outono e o inverno inteiros para se deleitar com o colorido das flores. Pelas ruas da cidade, já é possível observar que a floração de algumas árvores já se destaca. Passando pela Avenida Olegário Maciel, por exemplo, é possível encontrar dois dos exemplares em floração que estão presentes também em outros bairros. Nos cliques do fotojornalista da Tribuna, Marcelo Ribeiro, há espécies popularmente conhecidas como bougainvilles e quaresmeiras.

A professora do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Ana Paula Gelli de Faria, explica que como a floração é um evento recorrente ao longo da vida de uma planta, existem estudos especificamente relacionados à fenologia (ramo da Ecologia que observa como os eventos recorrentes e sazonais ocorrem ao longo dos ciclos biológicos das plantas).

“Os padrões de floração de uma planta podem ser estudados em vários níveis e são influenciados por aspectos relacionados ao próprio indivíduo, à população formada pelo conjunto de indivíduos de uma mesma espécie e pela interação entre indivíduos de diferentes espécies que habitam uma comunidade. A fenologia da floração pode ser estudada desde o ponto de vista da sua relação com o ambiente físico, como temperatura, regime pluviométrico, ou com outros organismos, por exemplo, a interação das plantas com seus polinizadores”, detalha a professora. As espécies vão apresentar diferentes padrões de floração. Algumas, como as bromélias, florescem apenas uma vez na vida; outras, como as bougainvilles e quaresmeiras, passam por esse ciclo várias vezes ao longo da vida.

A professora ainda lembra que a intensidade e o volume de flores produzidas pode variar de acordo com o tipo de organismo. “Curiosamente, o nome popular quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. O fato da bougainville e da quaresmeira florescerem nas ruas de Juiz de Fora na mesma época não significa que elas precisem compartilhar ou competir pelos mesmos polinizadores. As flores da bougainville geralmente são visitadas por borboletas e beija-flores. E as flores da quaresmeira geralmente são visitadas por abelhas”, explica.

arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro arvores-floridas-em-JF-by-fernando-priamo arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-2 arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-3 arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-4 arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-5 arvores-floridas-em-JF-by-marcelo-ribeiro-6
<
>
Foto: Marcelo Ribeiro

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.