Defesa Civil lança rede de alerta contra chuvas
Programa pretende prevenir e minimizar eventuais transtornos causados durante precipitações
A Defesa Civil de Juiz de Fora lançará, nesta sexta-feira (7), às 17h, um canal de comunicação direta entre a Prefeitura e as lideranças comunitárias afim de prevenir e minimizar eventuais transtornos causados pelas chuvas. Iniciativa da própria Defesa Civil e da União Juiz-forana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos de Juiz de Fora (Unijuf), o projeto, denominado “Rede em alerta”, tem a intenção de compartilhar, via WhatsApp, em tempo real, informações rápidas e seguras de sinais de alerta para atuar de maneira mais rápida na resolução de ocorrências.

Os líderes de bairros foram orientados pelos técnicos da Defesa Civil sobre como se comportarem ao receber os alertas e o plano de contingência for acionado. Serão criados subgrupos no WhatsApp pelas lideranças de bairros, multiplicando o número de pessoas que receberão os alertas, principalmente do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O evento será realizado na sede da própria Defesa Civil.
Abrangência
Integrarão o “Rede em alerta”, na Zona Norte, as lideranças dos bairros Amazônia, Benfica, Francisco Bernardino, Industrial, Jardim dos Alfineiros, Jardim Natal, Nova Benfica, Nova Era 2, Ponte Preta, Santa Clara, Santa Cruz, São Damião, São Judas Tadeu e Vale dos Lírios. Da Região Sudeste, estão representados os bairros Costa Carvalho, Floresta, Grajaú, Granjas Bethel, Jardim Esperança, JK, Lourdes, Olavo Costa, Poço Rico, Santa Tereza, Santos Anjos e São Bernardo. Já da Nordeste, integrarão o projeto Centenário, Democrata, Eldorado, Filgueiras, Grama, Granjas Bethânia e Mariano Procópio.
Por sua vez, da Leste, participarão Bom Jardim, Linhares, Marumbi, Santa Cândida, Santa Paula, Santa Rita, Vila Almeida e Vila Alpina. Pela Região Central, até o momento, somente Granbery e Vila Ozanam. Da Região Sul, os bairros Arco-íris, Cascatinha, Graminha, Ipiranga, Jardim Gaúcho, Mundo Novo, Santa Cecília, Santa Luzia, São Geraldo, Teixeiras e Torreões. E, por fim, da Cidade Alta, Aeroporto, Dom Bosco, Jardim Casablanca, Santo Agostinho e Santos Dumont.