Taxa de mortalidade por Covid-19 em JF é maior que as médias mineira e brasileira

Boletim informativo elaborado por alunos do Curso de Estatística e por pesquisadores da UFJF aponta, ainda, que índice tem crescido


Por Carolina Leonel

07/01/2021 às 18h31

A nova edição do Boletim Informativo Covid-19, elaborado por alunos do Curso de Estatística e pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mostrou que a taxa de mortalidade por Covid-19 em Juiz de Fora já é maior que a registrada no Brasil e em Minas Gerais.

Segundo o levantamento, o índice, além de ser maior que as médias estadual e do país, também tem crescido. Em 4 de janeiro deste ano, a taxa na cidade era de 3,74%, enquanto que em 21 de dezembro, chegou a 3,58%. No Brasil, a letalidade chegou a 2,54% no último dia 4, e a 2,58% no dia 21. Já no estado, os índices foram 2,18% e 2,58%, respectivamente.

Ainda conforme o boletim, entre 27 de dezembro e 2 de janeiro, Juiz de Fora registrou 455 novos casos confirmados e 41 óbitos pela doença. A quantidade representa redução de 46,2% no número de casos, mas aumento de 24,2% no número de óbitos em relação à semana anterior, entre 20 e 26 de dezembro.

‘Efeito feriado’

Para Marcel Vieira, um dos autores do documento, a queda nos novos registros não significa, necessariamente, redução no número de casos, mas pode ser um dos possíveis resultados do “efeito feriado”, quando a capacidade de registros pode ser comprometida durante períodos, como o Natal e o Réveillon.

“É importante aguardar as próximas duas semanas para verificar a real situação. Pode-se passar a impressão de que houve uma redução de casos, quando, na verdade, o que pode ter acontecido é uma redução de registros. Temos que aguardar os efeitos das festas de fim de ano, porque leva algum tempo para as pessoas manifestarem os sintomas e, posteriormente, leva mais algum tempo para o impacto ser refletido no número de óbitos.”

Devido a esse cenário, Vieira lembra da importância da atenção às medidas de prevenção. “A situação ainda carece de muitos cuidados, como a manutenção das medidas de distanciamento social, cuidados com a higienização e uso de máscaras.”

Mais quatro mortes nesta quinta

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (7), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) confirmou mais quatro mortes decorrentes da Covid-19 e 108 novos casos da doença entre quarta e esta quinta. Com os novos números, somente nestes sete primeiros dias de janeiro já ocorreram 30 falecimentos em função do coronavírus. Ao todo, são 554 vítimas fatais na cidade desde março.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.